Notícias

14/10/2021 - 15:15

CFP debate Avaliação Psicológica no Contexto Escolar e Avanços da Avaliação Psicológica no Norte do Brasil

Temas serão abordados em live da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do CFP com o objetivo de sensibilizar e orientar a população sobre a importância da Avaliação Psicológica

CFP debate Avaliação Psicológica no Contexto Escolar e  Avanços da Avaliação Psicológica no Norte do Brasil

No dia 19 de outubro, às 15h, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza a live Você sabia que a Avaliação Psicológica faz parte da sua vida? – Avaliação Psicológica no Contexto Escolar e  Avanços da Avaliação Psicológica no Norte do Brasil”. A finalidade do debate, realizado por meio da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do CFP (CCAP), é a sensibilização e orientação sobre a importância e o impacto da Avaliação Psicológica para a sociedade.

A abertura do evento será feita pela presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, enquanto a mediação ficará por conta do representante da CCAP, Josemberg Andrade. As(os) convidadas(os) são as(os) Profs. Drs. Tatiana de Cássia Nakano e José Humberto da Silva Filho.

Essa é a quinta de uma série de lives propostas pela CCAP, que já abordaram os contextos de Trânsito e Trabalho, Clínico e de Justiça, Neuropsicologia, além de Pacientes em final de vida e Suicídio.

O CFP atua sobre o tema da Avaliação Psicológica por meio de sua Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica. Os membros da CCAP possuem mandato de três anos e têm por missão discutir e propor diretrizes, normas e resoluções sobre avaliação psicológica, além de conduzir o processo de avaliação dos testes psicológicos por meio do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi).

Conheça os currículos das(os) participantes(os) 

Josemberg Moura de Andrade

Psicólogo (CRP-01/9864)

Especialista em avaliação psicológica. Mestre e Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PPG-PSTO) do Instituto de Psicologia da UnB. Membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia (Gestão 2017-2019/Gestão atual).

Tatiana de Cássia Nakano

Psicóloga (CRP 06/66947)

Docente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de
Campinas. Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco e doutorado em Psicologia
pela PUC-Campinas. Especialista em avaliação psicológica. Faz parte da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação, Conselho Brasileiro
de Superdotação e GT de Psicologia Positiva e Criatividade da ANPEPP. Pesquisadora produtividade
nível 2 CNPq.

José Humberto Silva Filho

Psicólogo (CRP 20/03750)

Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP, 2007). Neuropsicólogo e Especialista em Psicologia Clínica. Foi coordenador do CRP-AM de 1998/2001. É Professor Associado da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desde 1997. É credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAM (Mestrado) tendo formado vários mestres em Psicologia na UFAM. Fundou e coordena o Laboratório de Avaliação Psicológica do Amazonas, na UFAM (LAP-AM, 2006). Foi membro da diretoria do IBAP (Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica), gestão 2013-2015. Dirigiu o CRP-AM no período de 1998-2001. Membro da Plenária do CRP-20 (Amazonas) gestão 2019-2021.