Notícias

14/08/2020 - 9:56

CFP debate Manicomialização da Juventude

Live promovida pela Comissão Nacional da Psicologia na Assistência Social do CFP será realizada no dia 19, às 15h

CFP debate Manicomialização da Juventude

Para debater temas pertinentes à Psicologia na Assistência Social, principalmente em tempos de pandemia, a Comissão Nacional da Psicologia na Assistência Social (CONPAS) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) promoverá uma série de lives, sempre com transmissões ao vivo pelo Youtube e Facebook do CFP. O primeiro debate on-line ocorrerá no dia 19 de agosto, às 15h, e abordará a “Manicomialização da Juventude – Reflexões e ações de enfrentamento à Resolução CONAD nº 3/2020.

A Resolução do Conad, publicada em 24 de julho de 2020, regulamenta, no âmbito do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – SISNAD, o acolhimento de adolescentes com problemas decorrentes do uso, abuso ou dependência do álcool e outras drogas em comunidades terapêuticas. O objetivo da live é refletir acerca da perspectiva de manicomialização da juventude e os seus possíveis impactos na interface com o contexto da Assistência Social.

O debate terá a mediação da presidente do CFP, conselheira Ana Sandra Fernandes, e contará com as seguintes participações: a psicóloga, vice-presidente da Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI) e integrante da CONPAS, Fernanda Magano; o psicólogo, ex-presidente do CFP e representante da autarquia no Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Rogério Giannini; o médico-sanitarista e membro da Fiocruz, Paulo Amarante; e a psicóloga Carmem Oliveira, ex-presidente do CFP e ativista da luta antimanicomial e dos direitos humanos.

Lives da CONPAS

A conselheira do CFP Neuza Guareschi, representante do plenário na CONPAS, explica que Comissão já tem realizado reuniões virtuais entre seus membros, com o intuito de dialogar e delinear, no âmbito de sua agenda de trabalho, algumas ações prioritárias e convergentes com a perspectiva de maior articulação com psicólogas(os) que atuam na Assistência Social.

Sobre as lives, Neuza aponta que a comissão está atenta às significativas ações já realizadas pelos respectivos Conselhos Regionais de Psicologia e suas comissões específicas, “e, desta forma, a CONPAS pretende abordar, por meio de uma série de lives, algumas outras importantes temáticas suscitadas em decorrência da situação de pandemia, subsidiando o trabalho da psicóloga”, complementa.

Sobre a CONPAS

Conforme o Censo SUAS 2019, são aproximadamente 24.800 psicólogos e psicólogas atuando na Política de Assistência Social em todo o Brasil. O que representa uma significativa presença das psicólogas e dos psicólogos nas funções essenciais de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e na composição obrigatória das equipes da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, conforme disposto na Norma Operacional Básica de Recursos Humanos (NOBRH) do SUAS e na Resolução 17/2011 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

A Comissão Nacional da Psicologia na Assistência Nacional (CONPAS) tem dentre suas atrubuições: executar deliberações do CFP sobre Assistência Social; propor efetivação de propostas do Congresso Nacional de Psicologia – CNP para Assistência Social ao CFP; minutar ao CFP projetos de regulamentação, orientação e fiscalização do exercício profissional da psicologia no âmbito da Assistência Social; fomentar a participação da psicologia em comissões, fóruns, conselhos de Assistência Social, de acordo com decisão do CFP; sugerir estratégias de consolidação da Política Nacional de Assistência Social – PNAS ao CFP; e subsidiar o CFP em questões correlatas à Assistência Social.

Além da conselheira Neuza Guareschi e de Fernanda Magano, a gestão 2020/2022 da CONPAS tem os seguintes integrantes: Larissa de Melo Farias, Sheila Carla de Queiroz Gomes, Simone Cristina Gomes e Valber Luiz Farias Sampaio.

Serviço

Live – Manicomialização da Juventude – Reflexões e ações de enfrentamento à Resolução CONAD nº 3/2020.

Data: 19 de agosto de 2020

Horário:15 horas

Transmissão ao vivo pelos canais do CFP no Youtube e facebook.