Notícias

12/12/2023 - 14:09

CFP debate na Câmara dos Deputados a saúde mental de atletas de alto rendimento

Evento abordou a importância da assistência psicológica a desportistas de alta performance

CFP debate na Câmara dos Deputados a saúde mental de atletas de alto rendimento

A Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados realizou audiência pública para debater a saúde mental de atletas de alto rendimento. A atividade, que teve a participação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), apontou a importância da garantia de assistência psicológica a todas(os) as(os) atletas, dados os fatores estressores ligados à performance de alto rendimento.

Nos diálogos, o acompanhamento em saúde mental disponibilizado tanto pela entidade formadora quanto pela instituição empregadora foi discutido. Foi conferido ainda destaque à participação da Psicologia na construção da Política Nacional de Saúde Mental e em programas do Ministério dos Esportes que contribuem para a promoção da saúde integral das(os) atletas.

Na audiência, o Conselheiro do CFP, Rodrigo Acioli, ressaltou a importância de atletas de alto rendimento terem acompanhamento psicológico, desde o início de suas carreiras, em razão de sofrerem muita pressão e por gerarem muitas expectativas por resultados. “O cuidado desde cedo é importante e saúde mental abraça tudo isso: abrange comunidade, abrange o alto rendimento, abrange a escola, a iniciação esportiva”, destacou.

A audiência foi realizada a partir da iniciativa do presidente da Comissão de Esporte, Deputado Luiz Lima (PL-RJ), e teve a participação da secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho do Ministério do Esporte, Marta de Souza Sobral; do assessor técnico do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Ian Jacques de Souza; do integrante da Associação Paulista da Psicologia do Esporte e do Exercício Físico, João Ricardo Lebert Cozac; e da Psicóloga da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Luciana Angelo.

Assistência psicológica a atletas

Rodrigo Acioli pediu o avanço na tramitação do Projeto de Lei 7.683/2017, que inclui entre os deveres da entidade de prática desportiva empregadora o de garantir assistência psicológica continuada aos atletas profissionais.

Apresentado no Senado Federal, o projeto atualmente aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara. O projeto obteve parecer favorável na Comissão de Esporte desta Casa.