Notícias

25/05/2020 - 12:45

CFP debate papel da Psicologia na saúde das mulheres em tempos de pandemia da Covid-19

Com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube do CFP, diálogo será na próxima quinta-feira (28), a partir das 16h

CFP debate papel da Psicologia na saúde das mulheres em tempos de pandemia da Covid-19

Quais os desafios à Psicologia que a pandemia do novo coronavírus tem imposto em relação à saúde das mulheres? Este é o questionamento central que conduzirá a próxima transmissão on line do Conselho Federal de Psicologia (CFP), na próxima quinta-feira (28).

Com o tema “Saúde da Mulher: a Psicologia e os desafios antes, durante e depois da pandemia da Covid-19”, a live terá como marco o Dia Internacional de Luta pela Saúde das Mulheres e o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna, ambos celebrados em 28 de maio.

O encontro virtual compõe uma série de debates que o CFP tem realizado com o objetivo de ampliar o diálogo com a categoria, bem como construir estratégias de atuação profissional segura durante o período da pandemia, decretada em março pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até o momento, as lives já abordaram questões sobre emergências e desastre; Psicologia Hospitalar, o trabalho da Psicologia no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS); a questão indígena; a proteção de crianças e adolescentes; a violência contra a mulher; e a Luta Antimanicomial – sempre no contexto da pandemia.

Com mediação da presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, o debate terá a participação de Valeska Zanello, psicóloga e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, da Universidade de Brasília (UnB); Paula Gonzaga, coordenadora  do Programa Integrado de Pesquisa, Extensão e Criação – Janaína Aparecida – da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); e  Marlise Matos, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A transmissão terá início às 16h e poderá ser acompanhada pelo Facebook e Youtube do CFP.

Conheça as participantes:

Ana Sandra Fernandes
Atual presidente do CFP, foi vice-presidente do Conselho na gestão 2016/2019. É psicóloga clínica e professora do curso de Psicologia do Unipê.

Valeska Zanello
Psicóloga com doutorado em Psicologia e graduada em Filosofia. Professora associada do departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UnB). Membro do Grupo de Estudos Feministas (GEFEM). Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde Mental e Gênero, e coordena o grupo de pesquisa “Saúde Mental e Gênero” (com foco em mulheres) no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi também representante do CFP no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e no GEA (Grupo de Estudos do Aborto), entre 2014 e 2016. 

Paula Rita Bacellar Gonzaga
Psicóloga, doutora em Psicologia Social. É também mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, pela Universidade Federal da Bahia. Coordenadora do Programa Integrado de Pesquisa, Extensão e Criação – Janaína Aparecida – da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Marlise Matos
Psicóloga com mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).Professora associada de Ciência Política na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi eleita co-presidenta do RC32 Gênero e Sociedade, da Associação Internacional de Sociologia (ISA), para os anos de 2020 a 2022. Marlise é também Diretora de Ciência Política da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS).