Notícias

10/12/2019 - 14:02

CFP debate SUAS sem racismo

Em reunião do CNAS, conselheira Célia Zenaide defendeu que os casos de racismo tenham maior discussão nos atendimentos da Assistência Social

CFP debate SUAS sem racismo

Com o objetivo de ampliar a discussão sobre o racismo dentro da rede de Assistência Social, a conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Célia Zenaide, debateu a campanha “SUAS sem Racismo”, durante a 282ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Assistência (CNAS), na última quinta-feira (4), em Brasília.

Célia Zenaide iniciou sua fala abordando sobre a legislação brasileira envolvendo o racismo, desde a época da escravidão até os dias atuais. A conselheira do CFP deu exemplo de casos de violência nas escolas, que após uma escuta mais aprofundada, percebe-se que são casos de racismo. “Quando vou conversar com uma criança, ela diz que não vai à escola porque a chamam de fedida, de feia. Essas frases são repetidas. Aí quando pergunto o porquê, falam do cabelo crespo dela, do rosto. Ou seja, é óbvio que há o racismo nessas manifestações. Então que releituras que não estamos fazemos?”, questiona.

SUAS sem Racismo 

A conselheira do CFP defende a maior divulgação de materiais contra o racismo nas redes de Assistência Social pelo país como a cartilha publicada pelo CNAS em 2017,  e o folder do ano passado “SUAS Sem Racismo”, podem ser formas de conscientizar as(os) trabalhadoras(es) do SUAS para uma análise sobre o racismo existente nas relações. Zenaide também apresentou ações que o CFP vem realizando sobre a temática, como a divulgação da Resolução CFP 18/2002, que estabelece normas de atuação para psicólogas e psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial, bem como a Referência Técnica do Crepop que trata sobre o tema.

A conselheira suplente do CNAS, Ana Heloísa Viana Silva Moreno, endossou o discurso de Célia Zenaide, alertando que não há como fazer a discussão sobre o racismo na Assistência Social sem abordar o caráter interdisciplinar dentro da rede, reforçando a ampla divulgação dos materiais como forma de capacitação para melhores atendimentos. 

Durante a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social realizada em 2017, foi lançada a campanha “SUAS sem Racismo”, com o objetivo de conscientizar e combater o preconceito institucional na rede de proteção social. A campanha configura-se “na construção de que somos diferentes, temos que ser respeitados em nossas diferenças e em nossas particularidades e de que somos contra o racismo em suas diferentes formas”.

Conheça os materiais do SUAS e do CFP sobre combate ao racismo

Cartilha “SUAS Sem Racismo”

Folder “SUAS Sem Racismo”

Resolução CFP 18/2002

Relações Raciais: Referências Técnicas para atuação de psicólogas/os