
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou, entre os dias 15 e 18 de junho, do XXXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado em Belo Horizonte (MG). Reconhecido como o maior evento de saúde pública do mundo, o Congresso reuniu milhares de gestores municipais para debater o início das novas gestões e os desafios atuais da política pública de saúde no Brasil.
Durante os quatro dias de atividades, o CFP esteve presente com estande para a divulgação de materiais técnicos e informativos com ênfase no papel estratégico da Psicologia na saúde pública, além de ações diversas de articulação com os gestores do SUS de todo o território nacional e o fortalecimento da atuação de profissionais da Psicologia no Sistema Único de Saúde (SUS).
A autarquia defendeu o condições dignas de trabalho para psicólogas(os), jornada de até 30 horas semanais e valorização profissional da categoria por meio de concursos públicos — medidas essenciais para a efetividade e a humanização do cuidado.
Na avaliação da presidenta do CFP, Alessandra Almeida, a participação dp Conselho no Congresso Conasems afirma a Psicologia como parte essencial do maior sistema público de saúde do mundo.a A presença do CFP reforça o compromisso com a construção de uma saúde pública que respeite a diversidade, promova o cuidado em liberdade e valorize os profissionais que estão no cotidiano do serviço.
Segundo Alessandra Almeida, “o Congresso foi uma oportunidade de aproximação com colegas que estão na ponta da política de saúde, inclusive profissionais da Psicologia que atuam na gestão municipal. Saímos desse evento esperançosos, com uma ampla lista de contatos e propostas de continuidade das nossas incidências”, destacou.