Notícias

24/07/2020 - 9:15

CFP discute flexibilização e retorno das competições esportivas em tempos de pandemia

Transmissão ao vivo poderá ser acompanhada pelo Facebook e Youtube do CFP no dia 28 de julho, a partir das 16h

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza na próxima terça-feira (28), às 16h, o debate on-line “A Psicologia e o Esporte: Flexibilização e retorno das competições em tempos de pandemia”. 

O diálogo tem como objetivo problematizar as questões sociais, econômicas e políticas que têm motivado a retomada das atividades esportivas em plena pandemia da COVID-19, que já levou a óbito mais de 82 mil pessoas no Brasil segundo informações do Ministério da Saúde

A atividade visa também – a partir da perspectiva da Psicologia – analisar os aspectos sanitários e os riscos à saúde de atletas, torcedoras(es) e  profissionais da saúde (incluindo psicólogas e psicólogos) que atuam na ponta do atendimento, bem como destacar de que forma todos esses fatores tornam complexa a realização de atividades coletivas, uma vez que o isolamento social e a higienização têm sido apontadas pelas autoridades competentes como as principais estratégias de enfrentamento ao novo coronavírus.

O debate será mediado pela presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes, e contará com a participação de Rodrigo Acioli, conselheiro do CFP; do administrador de empresas especializado em gestão esportiva Amir Somoggi; e da pesquisadora Leda Costa. 

Entre outros pontos, as(os) participantes debaterão o efeito das medidas de retorno das competições para a sociedade e as(os) atletas e os impactos econômicos e sociais, fazendo ainda uma análise de conjuntura com o objetivo de orientar as(os) profissionais da Psicologia que atuam na área.

A transmissão ao vivo poderá ser acompanhada pelo Facebook e Youtube do CFP.

Saiba mais – A Psicologia do Esporte é uma ciência que estuda os comportamentos das pessoas no contexto esportivo e de exercício físico com o objetivo de entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar.

A disciplina é mais conhecida por sua relação com os esportes de alto rendimento. Entretanto, a atuação da psicologia do esporte abrange também as práticas de tempo livre, a atividade física para manutenção da saúde e do bem-estar, a iniciação esportiva em crianças e jovens, a reabilitação psicológica e projetos sociais.