
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza, na terça-feira (29), a 1ª Conferência Livre da Psicologia para a Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador. O evento será um espaço de debate e controle social voltado à construção de propostas e diretrizes para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT).
Aberta ao público mediante inscrição, a conferência livre será destinada a pesquisadoras(es), estudantes e profissionais da Psicologia. A atividade ocorrerá das 13h às 18h, com transmissão em tempo real pelo canal oficial do CFP no YouTube. Além disso, a iniciativa poderá garantir representação de delegadas(os) para a etapa nacional da conferência.
Com o objetivo de fortalecer políticas públicas que ampliem o acesso das pessoas trabalhadoras à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), as(os) participantes formarão grupos de discussão sobre os três eixos da 5ª Conferência Nacional: (i) Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; (ii) As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; e (iii) Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.
O conselheiro do CFP Gabriel Figueiredo destaca os diálogos sobre as mudanças na política de saúde e segurança do trabalho, com foco na implementação da avaliação de risco psicossocial regulamentada pela Norma Regulamentadora 1 (NR-1). Ele também ressalta a importância da Psicologia em uma atuação ampliada nos campos do cuidado, da vigilância e da atenção à saúde.
“Esses aspectos convocam a Psicologia não apenas para uma participação mais incisiva e presente na política de segurança do trabalho, mas também para refletir sobre a importância que a categoria científica e profissional desempenha nesse campo”, afirma o conselheiro.
As discussões dessa conferência serão sistematizadas e enviadas à etapa nacional.
Conferência Nacional
A 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pelo Ministério da Saúde.
O CFP integra o CNS, representado pelo conselheiro Gabriel Figueiredo, bem como, a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CISTT), sendo representado pelo colaborador Bruno Chapadeiro.
A CISTT assessora conselheiras e conselheiros de Saúde na temática da saúde da população trabalhadora no Brasil, e tem papel importante na realização da 5ª CNSTT.
O evento será realizado em Brasília (DF), de 18 a 21 de agosto de 2025, e terá como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.
Além de debater propostas que garantam maior acesso à saúde pelo SUS, a conferência abordará impactos de longo prazo da Covid-19 sobre as condições de trabalho e saúde. Também discutirá as possíveis mudanças nas formas e frequência dos agravos à saúde, incentivando a busca por soluções coletivas.
Serviço
1ª Conferência Livre da Psicologia para a Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador
Data: 29 de abril
Horário: das 13h às 18h
Transmissão: Canal oficial do CFP no YouTube
Inscrições: Clique aqui ou acesse o link https://forms.gle/cMr7GuDwwMeQ4a9A8
Conferências de Políticas Públicas: O CFP participa. O CFP orienta. A Psicologia transforma!