Notícias

09/12/2015 - 16:10

CFP disponibiliza versão online do livro “Inspeções aos Manicômios – Relatório Brasil 2015”

A publicação é resultado de inspeções realizadas por 18 Conselhos Regionais em 17 estados e Distrito Federal, em Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico

CFP disponibiliza versão online do livro “Inspeções aos Manicômios – Relatório Brasil 2015”

Está disponível a versão online do livro Inspeções aos Manicômios – Relatório Brasil 2015 o Conselho Federal de Psicologia (CFP), lançado em setembro pela autarquia em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação Nacional do Ministério Público em Defesa da Saúde (AMPASA). A publicação é resultado de inspeções realizadas por 18 Conselhos Regionais em 17 estados e Distrito Federal, em instituições (definidas pelos próprios Regionais, no mínimo, um estabelecimento representativo de cada Estado) onde havia cumprimento/execução de Medida de Segurança de pacientes judiciários ou pessoas em sofrimento mental em conflito com a lei.

Os Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTPs), no Brasil, são o produto da convergência entre duas das maiores instituições de controle do sujeito na nossa sociedade: a Psiquiatria Pericial e a Justiça Penal. Uma instituição para os considerados loucos cujo estatuto se vale do aprisionamento para ser ainda pior que um manicômio. Por outro lado, uma prisão que se reveste do discurso da tutela sanitária para ser ainda mais eficaz na perpetuação do isolamento e da mortificação do sujeito em conflito com a lei – muito além do que hoje a Lei permite a uma prisão.

“Se, na Justiça penal, a imensa maioria dos alvos preferenciais das agências de controle punitivo são emudecidos na condição de criminosos, na medida de segurança dessa mesma Justiça penal, os direitos e a trajetória do sujeito acusado como criminoso e louco são suprimidos de forma ainda mais atroz, com fundamento na indissociabilidade preconceituosa e institucionalizada quase indissociável entre sofrimento mental e perigo”, afirma a presidente do CFP, Mariza Borges.

Acesse e baixe a publicação: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2015/12/CFP_Livro_InspManicomios_web.pdf