Notícias

07/12/2023 - 16:00

CFP Divulga: ANCP lança guia com recomendações de competências e habilidades para psicólogas(os) paliativistas

Publicação reúne recomendações a profissionais que atuam em Cuidados Paliativos na assistência, ensino e/ou pesquisa, com destaque a aspectos éticos e formativos

CFP Divulga: ANCP lança guia com recomendações de competências e habilidades para psicólogas(os) paliativistas

A prática da Psicologia no âmbito dos Cuidados Paliativos é recente e está em construção concomitante ao desenvolvimento dos próprios cuidados paliativos no Brasil. Pensando nisso, o Comitê de Psicologia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) lança o guia “Recomendações de Competências, Habilidades e Atitudes da(o) Psicóloga(o) Paliativista”.

Os cuidados paliativos podem ser compreendidos como um campo amplo de atuação, podendo estar presente nos níveis de atenção primária, secundária e terciária, com ações interativas com as mais diversas especialidades profissionais e grupos diagnósticos.

Pensando em dar suporte ao exercício da profissão nesta área, o guia da ANPC visa trabalhar algumas especificidades e elaborar recomendações relacionadas às competências, habilidades e atitudes da(o) psicóloga(o), por ser um exercício profissional complexo e cujo interesse vem crescendo no país.

Elaborado na gestão 2021-2022, o material tem apoio de representantes de entidades como o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO), a Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH), a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

A publicação está disponível neste link.