Notícias

25/05/2016 - 15:28

CFP divulga chamada pública para pareceristas do Satepsi

Saiba mais sobre a seleção, inscrições e critérios para a composição de banco de pareceristas do Sistema de Avaliação de Instrumentos Psicológicos

CFP divulga chamada pública para pareceristas do Satepsi

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) abre, nesta quinta (26), as inscrições para composição do banco de pareceristas ad hoc para o Sistema de Avaliação de Instrumentos Psicológicos (Satepsi). A chamada pública é realizada por meio do Edital CFP 6/2016 e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 20 de junho.

Os pareceristas selecionados avaliarão os instrumentos submetidos ao Satepsi, respeitando seus prazos legais e suas orientações normativas. Sua atuação será limitada a, no máximo, cinco instrumentos ao ano. Como contrapartida, o CFP conferirá anualmente declaração ao parecerista com a informação de que o mesmo pertence ao banco de pareceristas ad hoc. Ainda haverá publicação da nominata total no site do Satepsi.

“É importante destacar a manutenção dos aspectos do regimento do Satepsi com a reedição do edital. Nós tivemos no edital anterior mais de 80 participantes e hoje temos 70 pareceristas, o que caracteriza a transparência no que diz respeito a manutenção nesse tipo de atividade que é importante para a categoria”, destaca o coordenador da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do CFP, conselheiro João Carlos Alchieri.

Alchieri destaca as condições de trabalho dos pareceristas: “Para cada instrumento nós tempos dois pareceristas, aleatoriamente escolhidos, que não têm vinculação direta ou indireta, que sejam de regiões geopolíticas distintas em relação ao objeto de trabalho, e que declarem não ter conflitos de interesses”, diz. Segundo ele, os pareceristas têm  formação adequada, expertise e habilidade na avaliação dos instrumentos, o que impacta na qualidade do serviço prestado pelo CFP e, consequentemente, nos instrumentos empregados pelos (as) psicólogos (as) no país.

Os pré-requisitos da seleção são a posse de título de doutor reconhecido por instituição nacional qualificada; publicação técnico-científica contemplando constructos psicológicos, análise de itens; comprovação de evidências de validade e fidedignidade e/ou elaboração de normas de instrumentos psicológicos. Os interessados deverão preencher formulário eletrônico disponível no seguinte endereço: http://satepsi.cfp.org.br/edital/2016/parecerista/

O Edital de Chamada Pública CFP 6/2016 segue as normas estabelecidas pela Lei 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. O resultado será será disponibilizado no endereço: satepsi.cfp.org.br.

Mais informações sobre requisitos de condições de participação, pontuação, resultados, credenciamento e descredenciamento, dentre outros, leia no Edital de Chamada Pública CFP 6/2016.

Edital de Chamada Pública CFP 6/2016

Formulário Eletrônico para inscrição 

Site Satepsi