Notícias

11/02/2021 - 13:46

CFP e ABEP debatem Ensino da Psicologia na Pandemia

Transmissão on-line será no dia 23 de fevereiro, a partir das 18h, pelas redes sociais

O retorno às aulas em 2021 traz novamente o debate sobre educação, práticas e estágios remotos em tempos de pandemia. Por isso, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) promovem, no dia 23 de fevereiro, a live “Ensino da Psicologia na Pandemia: aprendizados e desafios para 2021”. A atividade terá transmissão ao vivo, a partir das 18h, pelas redes sociais do CFP e da ABEP, com momento garantido para responder perguntas de profissionais, docentes, estudantes, orientadoras(es), supervisoras(es) e coordenadoras(res) de curso de Psicologia.

Recomendações

Em 2020, o CFP e a ABEP lançaram a publicação “Práticas de estágios remotos em Psicologia no contexto da pandemia da Covid-19” – documento que reúne uma série de recomendações à comunidade acadêmica diante das especificidades do cenário imposto pela atual crise sanitária.

Direcionado a coordenadoras(es) de curso, orientadoras(es), supervisoras(es), docentes e estudantes de Psicologia, o material apresenta orientações sobre atividades práticas e estágio emergencial remoto para o período da pandemia. Além disso, traz um breve histórico referente aos regramentos legais e atividades desenvolvidas no período da pandemia e elucida o processo de construção das recomendações, problematizando ainda as características do campo e suas implicações para a formação.

A publicação é resultado de um amplo processo de sistematização de uma série de diálogos regionais acerca do tema, realizados pelo CFP e a ABEP em todos os estados brasileiros com o apoio dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e dos núcleos regionais da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia. A série de diálogos surgiu da necessidade em discutir amplamente a questão no intuito de ouvir as experiências e anseios locais, bem como as recomendações desses diversos atores, para que fossem construídas de forma colaborativa possíveis alternativas em torno do tema. O material contempla também as considerações enviadas pela entidades científicas que compõem o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB).

Para acessar a íntegra da publicação, clique aqui.

Serviço

Live “Ensino da Psicologia na Pandemia: aprendizados e desafios para 2021”
Data: 23/02/2021
Horário: 18h
Realização: CFP e ABEP