Notícias

30/05/2019 - 10:43

CFP e ABRAPSIT reforçam com parlamentares importância da perícia psicológica no contexto do trânsito

O objetivo foi discutir o PLS 98/2015, que insere a avaliação psicológica nos processos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação

CFP e ABRAPSIT reforçam com parlamentares importância da perícia psicológica no contexto do trânsito

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (ABRAPSIT) se reúnem com parlamentares para discutir a importância da perícia  psicológica no contexto do trânsito.

O CFP, representado pelo conselheiro Fabián Rueda e pela assessora parlamentar Cleonice Dorneles, junto à ABRAPSIT, representada pela presidente Patrícia Sandri, pela diretora Juliana Guimarães, por Maria Cristina Rezende e por Ariane Brito, realizaram várias reuniões com deputados e senadores na última quarta-feira (29).

O objetivo foi discutir o PLS 98/2015, de autoria do senador Davi Alcolumbre, que insere a avaliação psicológica nos processos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

As reuniões ocorreram com os deputados André de Paula (PSD/PE), Luciano Bivar (PSL/PE), Carlos Veras (PT/PE), Danilo Cabral (PSB/PE), Gonzaga Patriota (PSB/PE), Augusto Coutinho (Solidariedade/PE), Carlos Gomes (PRB/RS), Hugo Leal (PSD/RJ) e José Medeiros (Pode/MT), além dos senadores Jarbas Vasconcelos (MDB/PE), Wellington Fagundes (PR/MT) e Marcos Rogério (DEM/RO).

Todos os parlamentares mostraram preocupação com a temática, e destacaram que o assunto é de interesse para a sociedade, considerando a avaliação psicológica parte fundamental para a área de saúde no trânsito.

O deputado Hugo Leal enfatizou seu compromisso com a pauta da Psicologia e em defesa do trânsito. O senador Jarbas Vasconcelos também se mostrou solidário à pauta, e comprometeu-se a acompanhar o PLS 98/2015 de perto. Os Senadores Wellington Fagundes e Marcos Rogério também foram sensibilizados da importância da pauta.

Na ocasião, foi protocolado ofício no Gabinete do Presidente do Senado e autor do projeto Davi Alcolumbre (DEM/AM), para ser juntado ao processo em tramitação com a defesa da importância da Avaliação Psicológica Sistemática para CNH.

Na quinta-feira (30), as conversas com os parlamentares continuam, com reuniões com os deputados Silvio Costa Filho (PRB/PE), Eduardo da Fonte (PP/PE), Juarez Costa (MDB/MT), e os senadores Fabiano Contarato (REDE/ES), Humberto Costa (PT/PE), Acir Gurgacz (PDT/RO) e Fernando Bezerra Coelho (MDB/PE).

Com esta ação direta no Congresso, o CFP e a ABRAPSIT reafirmam seu compromisso em defender o trabalho das psicólogas e psicólogos no contexto do trânsito, mostrando sua importância para um trânsito mais seguro.