
O Sistema Conselhos de Psicologia – composto pelos conselhos Federal (CFP) e todos os 24 Regionais (CRPs) – realiza nesta semana a primeira edição do ano da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF).
Sediado na capital federal nos dias 24 e 25 de maio, o encontro tem como objetivo dialogar sobre questões fundamentais para a formação e o exercício profissional em Psicologia. Entre elas, o uso de ferramentas de inteligência artificial no exercício profissional; o enfrentamento à crise em saúde mental da categoria; e os valores de referência para que, em Assembleia Orçamentária Regional, a categoria defina suas respectivas anuidades para o exercício de 2026.
Também está na pauta debate de temas como política de ações afirmativas, inclusivas e reparatórias do Sistema Conselhos; manual de procedimentos administrativos, financeiros e contábeis; e educação especial na perspectiva inclusiva.
Ainda devem ser discutidos durante a Assembleia assuntos relacionados à atuação dos diversos grupos de trabalho instituídos pela APAF.
Todos os debates serão transmitidos ao vivo pelo canal do Conselho Federal de Psicologia no YouTube, a partir das 9h.
Sobre a APAF
A Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) foi criada em 1996 como espaço democrático de debate sobre os principais aspectos da formação e do exercício profissional de psicólogas e psicólogos em todo o território nacional.
Instância deliberativa do Sistema Conselhos de Psicologia, a APAF é realizada ordinariamente, duas vezes ao ano, reunindo integrantes do CFP e dos Conselhos Regionais de Psicologia.
Todas as deliberações realizadas na APAF têm impacto direto no exercício profissional, uma vez que nesse espaço estratégico da Psicologia brasileira são aprovadas diretrizes com foco na orientação ética, técnica e científica; promovidas reflexões a adoção de estratégias relacionadas aos desafios da formação e do exercício profissional; realizados diálogos plurais, com a participação de Conselhos de Psicologia de todas as regiões brasileiras; e aprovados atos normativos que auxiliam a categoria nos mais variados assuntos em seu cotidiano laboral.
Acompanhe todos os debates nos links abaixo: