O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, uma oficina com presidentes e tesoureiras(os) de todos os 24 Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs), para tratar das mudanças apontadas no Acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU).
O objetivo da reunião foi de informar às(aos) representantes dos CRPs as novas normas exigidas TCU, que é o órgão responsável pela fiscalização dos Conselhos Profissionais. A partir da reunião, o CFP e os CRPs poderão ajustar seus procedimentos e ações, mantendo sempre o foco na construção de um Sistema Conselhos forte e alinhado com o papel de fiscalizar, disciplinar e orientar o exercício profissional.
O encontro foi mediado pela tesoureira do CFP, conselheira Norma Cosmo. Para ela, o CFP teve papel fundamental no encontro por ser o órgão condutor do Sistema Conselhos de Psicologia, que sempre elabora as diretrizes de forma compartilhada e colaborativa com todos os Conselho Regionais.
“O objetivo do encontro perpassa não apenas o repasse de informações, mas a construção de instrumentos e regulação que possibilitem a execução dos planejamentos estratégicos e cumprimento das exigências do TCU”, finalizou Norma Cosmo.