Notícias

08/02/2017 - 10:57

CFP é eleito para a Secretaria Executiva do FNTSUAS

Andréa Esmeraldo, Célia Zenaide e Fabiana Itaci são as representantes da autarquia na entidade

CFP é eleito para a Secretaria Executiva do FNTSUAS

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) está na Secretaria Executiva do Fórum Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (FNTSUAS), e a autarquia conta a partir de agora com três representantes na instância. A eleição se deu na reunião ordinária da Coordenação Nacional do Fórum realizada nos dias 3 e 4 de fevereiro, em Brasília.

Além da eleição dos representantes da Secretaria Executiva, foram definidos os demais representantes das comissões permanentes do Fórum, bem como debatido e deliberado o calendário de atividades da instância, entre outros assuntos pertinentes à organização política das trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O CFP tem como representantes no FNTSUAS as psicólogas Andréa Esmeraldo (titular), Fabiana Itaci Corrêa de Araujo e Célia Zenaide da Silva (suplentes). Elas estarão em três das cinco comissões permanentes do FNTSUAS. Andréa Esmeraldo está na Comissão de Formação e Articulação Política, Célia Zenaide integra a de Mobilização e Organização dos Fóruns Estaduais dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (FETSUAS) e Fabiana Itaci atuará na Comissão de Comunicação e Informação. 

Atuação do CFP 

Andréa Esmeraldo destaca que a participação efetiva do CFP no Fórum se dá em um contexto importante para a Psicologia e para o SUAS, pois, segundo ela, a política vem passando por um momento de perdas, sobretudo de direitos – não somente dos trabalhadores, mas principalmente dos usuários do SUAS. A conselheira aponta, ainda, que esse é um momento de construção do diálogo com diversos atores e entidades.

Sobre a participação das representantes do CFP no FNTSUAS, ela afirma que o objetivo é que todas estejam presentes nas reuniões, exercendo a atribuição de cada uma nas comissões permanentes do Fórum, e defende que a proposta que o XVII Plenário da autarquia tem para o FNTSUAS buscará abranger pontos defendidos pela categoria no último Congresso Nacional de Psicologia (CNP). “Não estou aqui me representando, mas sim a um coletivo que tem uma proposta que foi discutida pela maioria das (os) psicólogas (os) através do CNP e de outros organismos, e é a partir daí que estamos trabalhando”, reforça.

“Consideramos o FNTSUAS, assim como os Fóruns Estaduais, os Fóruns Regionais e os Fóruns Municipais como ferramentas de troca, articulação e organização das/dos trabalhadoras e trabalhadores do SUAS extremamente importantes  na resistência a ofensiva de retirada de direitos sociais e políticos por que passa nosso país. O debate sobre o acesso a direitos e a qualidade da oferta de serviços e benefícios socioassistenciais implica, necessariamente, olharmos e discutirmos as condições de trabalho das/dos profissionais da Assistência Social”, afirmam as representantes do CFP na instância.  

Conheça as conselheiras do CFP no FNTSUAS 

Andréa Esmeraldo Câmara – Conselheira Suplente do XVII Plenário (Região Nordeste). Atualmente é psicóloga na Prefeitura Municipal de Maracanaú, trabalhou no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Maracanaú e atuou como Analista de Recursos Humanos da Santa Clara Indústria de Alimentos.

Célia Zenaide da Silva – Conselheira 2 do XVII Plenário do CFP, graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC. Atua como psicóloga da rede de Assistência Social, trabalha com violação de direitos através do Programa PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos.

Fabiana Itaci Corrêa de Araujo – Conselheira Suplente do XVII Plenário, Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP, Especialista em Política Social e Gestão Institucional pela Universidade de Taubaté. Atualmente é professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas, no curso de Administração.