O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi) lançam, na próxima segunda-feira (29/9), consulta pública sobre a atualização da Tabela de Referência Nacional de Honorários dos Psicólogos.
Com o intuito de ampliar políticas relativas ao fortalecimento da categoria, a pesquisa pretende produzir um referencial que atenda aos anseios dos psicólogos, contemplando procedimentos atualmente realizados mas ainda não contemplados na Tabela.
A consulta – que poderá ser respondida por meio de formulário online disponíveis nos sites do CFP e da Fenapsi – contém questões relativas ao perfil do participante e perguntas sobre a funcionalidade da Tabela de Honorários, além da avaliação de nomenclaturas das categorias elencadas atualmente: diagnóstico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica, solução de problemas psicológicos, acompanhamento e orientação psicológica e assessoria em psicologia.
A consulta pública é voltada a todos os conselhos regionais de Psicologia, sindicatos de psicólogos, entidades científicas e profissionais em geral, e ficará disponível por um mês – quando será lançado edital para que instituições de pesquisa interessadas possam se inscrever para a realização do trabalho.
Tabela de Honorários
A Tabela de Honorários é um documento de referência nacional de valores, em reais, não estabelece piso nem teto de preços para os honorários cobrados, cabendo, portanto, a cada profissional psicólogo definir, em comum acordo com a pessoa (física ou jurídica) que solicita seus serviços, os valores a serem cobrados.