Notícias

29/07/2015 - 12:19

CFP é representado no 20º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes

Evento teve como objetivo levar aos presentes informações sobre os avanços para a prática diária no tratamento

CFP é representado no 20º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes

A psicóloga Lara Ferreira Guerra, especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde representou, recentemente, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) no 20º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes. O Congresso foi realizado na cidade de São Paulo, na sede da Universidade Paulista (UNIP).  A psicóloga participou da mesa de abertura do evento e, em sua fala, abordou a importância do atendimento psicológico às pessoas que têm diabetes, destacando a importância da valorização dessas pessoas e os cuidados necessários no tratamento. “A própria Federação Intencional de Diabetes não recomenda mais o termo ‘diabético’ em suas publicações científicas, e sim ‘pessoa que tem diabetes’, mostrando, com isso, o quanto a Psicologia tem a contribuir no esclarecimento das demais categorias de saúde de que o ser humano está em primeiro lugar, e não a sua doença”, destaca Lara Guerra.

O Congresso teve como objetivo levar aos presentes informações sobre os avanços para a prática diária no tratamento e discutir com os gestores do Ministério e Secretarias de Saúde a política de diabetes no Brasil. O diabetes é uma síndrome do metabolismo que resulta no acúmulo de glicose pelo organismo.

O Congresso encerrou no último domingo (26) e, durante os quatro dias de programação, foram realizados 44 simpósios com mais de 200 palestras apresentadas pelos maiores expoentes de saúde do Brasil e convidados internacionais, além de oficinas, cursos multiprofissionais e apresentação de Temas Livres. Os presentes também puderam conhecer os novos lançamentos, insumos, produtos correlatos e indústria de alimentos diet, por meio da “20ª Exposição Nacional de Produtos e Alimentos para Portadores de Diabetes”, realizada em paralelo ao Congresso.

Para Lara, uma das discussões mais importantes do evento foi o simpósio da Psicologia que ocorreu no último dia. Segundo a psicóloga, as falas da atividade ocorreram no sentido de destacar a importância do atendimento interdisciplinar à pessoa que tem diabetes, favorecendo a mudança de comportamento e levando uma melhor adesão ao tratamento.