Notícias

15/12/2023 - 12:31

CFP e Secretaria Geral da Presidência da República dialogam sobre desafios relacionados à participação social

Durante o encontro, o secretário nacional de Participação Social reconheceu a importância da Psicologia brasileira frente ao tema

CFP e Secretaria Geral da Presidência da República dialogam sobre desafios relacionados à participação social

O presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Pedro Paulo Bicalho, esteve reunido na terça-feira (12) com o secretário nacional de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, Renato Simões.

Na avaliação de Pedro Paulo, a representação formal do CFP em aproximadamente 60 espaços de participação e controle social, bem como de articulação institucional, reforça a importância da Psicologia brasileira diante dos processos de construção e monitoramento das políticas públicas.

Entre os colegiados, o presidente do CFP ressaltou durante a reunião a presença da Autarquia nos conselhos nacionais de Direitos Humanos (CNDH), de Saúde (CNS), de Assistência Social (CNAS), de Políticas sobre Drogas (CONAD) e dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), no qual o Conselho Federal foi eleito na quinta-feira (14) para exercer a presidência até 2024.

O encontro também possibilitou o diálogo sobre os principais desafios relacionados à efetivação da participação social no país, assim como a educação popular nos territórios, o engajamento das pessoas por meios digitais e o aprimoramento dos conselhos de direitos e das conferências temáticas – importantes instâncias de consolidação da democracia brasileira.

A esse respeito, o presidente do CFP destacou a capilaridade dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) – que contam com cerca de 450 mil psicólogas(os) inscritas(os) – e compartilhou a experiência do Sistema Conselhos na condução democrática de seus processos por meio dos congressos regionais (Coreps) e nacionais (CNP) da Psicologia.

“Nosso desejo é que o CFP e os Conselhos Regionais consigam desenvolver uma incidência estratégica cada vez maior nas instâncias de participação e controle social, não apenas reforçando nosso compromisso pela defesa dos direitos humanos, mas também para contribuir efetivamente a partir da nossa ciência e profissão”, ponderou Pedro Paulo.

Como resultado dessa agenda, o CFP e a Secretaria Nacional de Participação Social pretendem articular novas tratativas para estabelecer um diálogo mais próximo e alinhado com a temática. “O CFP é um parceiro muito importante da participação social e da defesa dos direitos humanos”, reconheceu Renato Simões.

Participaram ainda da reunião Ronald Ferreira dos Santos, da Diretoria de Participação Social, e Julia Moretto Amancio, da Diretoria de Educação Popular.