Notícias

28/11/2025 - 10:00

CFP encerra participação no 7º CBP e reforça compromisso com a Psicologia crítica e transformadora

Congresso reuniu no Distrito Federal mais de 3 mil participantes e contou com intensa programação de debates, premiações e lançamentos

CFP encerra participação no 7º CBP e reforça compromisso com a Psicologia crítica e transformadora

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) concluiu sua participação no 7º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão (7º CBP), realizado em Brasília entre os dias 19 e 22 de novembro.

O evento reuniu 7,6 mil inscritos, com cerca de 3 mil pessoas circulando simultaneamente nos espaços da Universidade Católica de Brasília (Taguatinga/DF), e promoveu mais de 2 mil atividades entre conferências, mesas-redondas, oficinas, simpósios, minicursos, rodas de conversa, comunicações orais e apresentações de pôsteres.

Na programação do CFP, foram realizadas mais de 80 atividades, incluindo o lançamento de livros e revistas, além da entrega de três premiações nacionais: o Prêmio Profissional Virgínia Bicudo: Práticas para uma Psicologia Antirracista, o Prêmio Profissional Sylvia Leser de Mello: Práticas Inovadoras no Exercício da Psicologia e o Prêmio Profissional Avaliação Psicológica e Justiça Social.

As salas temáticas do CFP reuniram debates sobre direitos humanos, diversidade, justiça social e ética na Psicologia, abordando temas como descolonização, gênero e sexualidade, inclusão de pessoas com deficiência, povos indígenas, impactos do capitalismo, emergências e desastres, discursos de ódio, tecnologia, meio ambiente e políticas públicas.

A presidenta do CFP, Alessandra Almeida, destacou o papel transformador da Psicologia representado ao longo das atividades que permearam o 7º CBP. “Só a inquietação pode nos fazer construir uma Psicologia das insurgências, diante das misérias e dos porões do mundo. Viver neste país é insistir o tempo inteiro por uma outra realidade. E este Congresso reafirma nossa disposição em criar caminhos de resistência e transformação”, ressaltou.

A conselheira do CFP e presidenta da comissão organizadora do 7º CBP, Juliana Guimarães, chamou a atenção para a dimensão histórica do encontro. “Foram quatro dias que marcaram a história da Psicologia brasileira. Tivemos 7.649 inscritos, mais de 2 mil atividades e a dedicação de 555 estudantes voluntários, que foram a alma do Congresso. Este encontro plural e democrático mostrou que a Psicologia se constrói também na convivência, na diversidade e no compromisso ético com todas as existências”, celebrou.

Juliana Guimarães pontuou que o 7º CBP também inaugurou espaços inclusivos, como o espaço de acolhimento, o espaço família e o ponto de cuidado, reafirmando que a Psicologia só se faz completa quando abraça todas as formas de existência.

Além das premiações, a cerimônia de abertura e as conferências magnas foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis no canal oficial do CFP no YouTube.  

Confira a galeria de fotos.