Notícias

22/02/2019 - 17:05

CFP encerra visitas itinerantes com reunião no CRP do Paraná

Encontros da Diretoria do CFP com os Conselhos Regionais ocorrem desde 2017 e visam aproximar as instituições e ampliar os canais de diálogo

CFP encerra visitas itinerantes com reunião no CRP do Paraná

Em reunião no Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-08), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) encerrou nesta sexta-feira (18) o ciclo de visitas da Diretoria a todos os CRPs do país. O encontro aconteceu em Curitiba e também na cidade de Maringá, durante reunião plenária descentralizada do CRP-PR.

O objetivo das atividades itinerantes do CFP, que começaram em 2017, é conhecer as realidades locais e ajustar diretrizes de âmbito nacional, além de aproximar as instituições, criando canais de diálogo permanentes e possibilitando uma gestão mais participativa do Sistema Conselhos. Na avaliação do CFP, as visitas foram experiências extremamente positivas e que têm dado a dimensão da atuação das(os) psicólogas(os) nas diversas regiões do país.

Durante a reunião plenária em Maringá, com a presença de representantes de todas as regiões do estado e especialidades da Psicologia, o presidente do CFP, Rogério Giannini, destacou que o modelo utilizado pelo Paraná é o mesmo utilizado pelo CFP itinerante, com a descentralização das plenárias que percorrem as Subsedes levando as discussões para mais perto da categoria. “Esta última visita serviu, também, como uma espécie de balanço do que foram as visitas do CFP pelas diferentes regiões do Brasil”, explicou Giannini.

O presidente do CRP-PR, João Batista Fortes de Oliveira, e a conselheira-secretária, Carolina de Souza Walger, destacaram a presença do CFP no estado. Para Carolina Walger, a ação do CFP em integrar o Brasil é louvável. “Na nossa gestão do Regional, temos trabalhado no desafio de integrar o Paraná”, completou. Já o presidente João Batista lembrou que a aproximação do Federal com os Regionais possibilita “troca de experiências, que são boas para a Psicologia e para o aprendizado pessoal de todos”.

A vice-presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, enfatizou a importância da gestão democrática e descentralizada realizada pelo CRP-PR e falou sobre o crescimento que as visitas aos Conselhos Regionais trouxeram para a Psicologia. “Estar mais perto das pessoas que fazem as gestões nos estados torna melhor as nossas decisões em Brasília”, avaliou.

A conselheira-tesoureira do CFP, Norma Cosmo, concluiu afirmando que a mobilização realizada na ponta faz o sistema funcionar, e parabenizou a forma de organização do CRP-PR. “É possível perceber que os posicionamentos são baseados em processo de discussão, não em opiniões pessoais.

Visitas itinerantes

As visitas itinerantes da Diretoria do CFP ocorreram desde 2017 nos 23 Conselhos Regionais e nas Sessões em processo de desmembramento. Para o conselheiro secretário do CFP, Pedro Paulo Bicalho, a integração dos Conselhos Regionais com as visitas da Diretoria contribui para um legado da Psicologia que vai além das diferenças. “Esta forma de pensar e agir, em conjunto, tem contribuído para fazer da Psicologia uma ciência e profissão relevante para a sociedade”, explicou.

Com informações CRP Paraná