Notícias

22/10/2015 - 14:23

CFP inicia resgaste de memória da autarquia

Trabalho reconstituiu nominatas de plenários desde 1973

CFP inicia resgaste de memória da autarquia

O reencontro da Psicologia com a sua história. Esse será um dos resultados de um trabalho de resgate de memória que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) iniciou recentemente. No site do CFP estava apenas a lista de nomes de pessoas que compuseram o plenário do Conselho a partir da década de 1980. Foi assim que a autarquia – por meio da coordenação da psicóloga e conselheira do CFP Nádia Maria Rocha – decidiu reconstituir e disponibilizar as nominatas do plenário desde 1973. Foi contratada uma empresa especializada em arquivamento de documentos para higienizar e organizar esses registros, que estavam guardados na sede do CFP.

Os documentos são atas de reuniões plenárias, termos de posse e registros dos processos eleitorais nesses mais de 40 anos.  O próximo passo será tentar recuperar a história desses conselheiros que compõem essas nominatas com a Psicologia. O trabalho, além de reconstruir a história das pessoas que constam nas nominatas, por meio das atas de reuniões plenárias e outros documentos, poderá também identificar pessoas que renunciaram, desistiram e ou forma substituídas em cada gestão. A intenção do CFP é também contar com o auxílio dos Conselhos Regionais de Psicologia para reconstruir a biografia dessas pessoas.

“Cada uma dessas pessoas foi protagonista em um determinado momento da história da Psicologia. As pessoas que estavam no primeiro plenário viveram um momento único da nossa história, que é própria institucionalização da profissão no Brasil. Foram elas que, de alguma forma, deram um norte para a nossa atuação, que foi sendo alterado ao longo do tempo por várias condições políticas, culturais etc. É importante conhecermos o nosso percurso, como nós chegamos no ponto em que estamos”, afirma Nádia Rocha.

Para saber mais sobre essas nominatas acesse: https://site.cfp.org.br/cfp/conheca-o-cfp/gestoes/