O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lamenta o falecimento de Marco Antônio de Castro Figueiredo, ocorrido no último 31 de janeiro.
Marco Antônio foi professor titular do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).
Formado em 1973, Marco Antônio compôs uma geração de psicólogos/as comprometida com a construção da Psicologia no Brasil desde uma perspectiva crítica. Sua vida acadêmica expressou o engajamento com a transformação da realidade, a justiça social e as políticas públicas.
Grande defensor das atividades de extensão da Universidade, manteve durante toda a sua vida a coerência entre suas posições teóricas e práticas, impactando a formação rigorosa e humana de muitas/os psicólogas/os.
Foi uma voz importante na sinalização dos riscos de uma atuação alienada e desbravou áreas sendo um dos pioneiros na pesquisa e na atuação em programas de atenção primária e de atendimento psicossocial a pessoas vivendo com HIV/Aids.
Uma vida dedicada à Psicologia brasileira. Que as novas gerações saibam reconhecer seu legado.