Notícias

08/09/2022 - 10:21

CFP lança edição revisada das Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) nos CAPS

Atualização traz novos aspectos às orientações da prática nos Centros de Atenção Psicossociais

CFP lança edição revisada das Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) nos CAPS

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou edição revisada das Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). As orientações foram produzidas no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), a partir de documento originalmente publicado em 2013.

A versão revisada atualiza aspectos referentes ao momento político do país e seus impactos nas políticas públicas de saúde mental. Também são abordadas a luta contra o racismo e discussões sobre a interseccionalidade e decolonialidade. A obra traz ainda atualizações das práticas da Psicologia e o seu papel no fortalecimento da política de saúde mental no Brasil.

“Essa publicação reforça o papel estratégico do Caps na rede de atenção psicossocial para a efetivação da reforma psiquiátrica. É um conteúdo que atualiza diversos aspectos a respeito do trabalho na política de saúde mental, sempre alinhados com os princípios do Sistema Único de Saúde e da reforma psiquiátrica”, pontua a conselheira coordenadora do Crepop, Neuza Guareschi.

Para a atualização da referência, foi constituída uma nova comissão de especialistas formada por Ivana Feijó, Marilda Couto, Núbia Caetano, Paulo Aguiar, Rosana Tavares e Stephanie Santana. Os trabalhos foram conduzidos a partir de cinco eixos: dimensão ético-política da política de saúde mental; Psicologia e a política pública de saúde mental: a necessária mudança de perspectiva; a atuação da(o) psicóloga(o) no CAPS; gestão do trabalho; e conjuntura sociopolítica da atenção à saúde mental e a atuação da(o) psicóloga(o) no CAPS.

As Referências Técnicas são recursos que o Conselho Federal de Psicologia oferece às (aos) psicólogas (os) que atuam no âmbito das políticas públicas como instrumento para qualificação e orientação de sua prática profissional. Ao longo dos últimos seis anos, foram publicados mais de 20 documentos de referência – que podem ser encontrados de forma gratuita no site do CFP.

Crepop
O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) é uma ferramenta do Sistema Conselhos de Psicologia para sistematizar e difundir o conhecimento sobre a prática da Psicologia nas políticas públicas.

Diversas políticas públicas, serviços, programas e temas transversais já foram focos de pesquisa do Crepop, com a publicação de documentos de referências, além de guias orientadores para gestores e diversos relatórios de pesquisa.

“Isso demonstra que o Crepop está cada vez mais presente e atuante no Sistema Conselhos de Psicologia, o que tem tido um impacto significativo para a qualificação profissional das psicólogas brasileiras. Mais de 60% das profissionais da Psicologia estão inseridas no trabalho em políticas públicas de uma forma direta ou indireta”, reforça Neuza Guareschi.

Em julho de 2022, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou a Resolução No. 14/2022, que institucionaliza o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) como ferramenta permanente de gestão no Sistema Conselhos de Psicologia. Na prática, a normativa garante a continuidade de funcionamento do Crepop, responsável pela elaboração de referências técnicas para psicólogas(os) que atuam nas políticas públicas.

Clique aqui e baixe a Referência Técnica. Arquivo em formato PDF.