O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou nesta semana, uma nova coleção de publicações voltadas à área da Neuropsicologia. O conjunto reúne cartilhas produzidas para orientar a atuação ética e técnica de profissionais da Psicologia em diferentes campos, como Neuropsicologia do Esporte, Escolar, Hospitalar e Forense, além de temas interrelacionados, como Saúde Coletiva e Teleneuropsicologia.
O lançamento ocorreu durante a participação do CFP na XV Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC), realizada entre os dias 25 e 28 de novembro, em Recife/PE, e apoiada por meio da Política de Patrocínio e Apoio Institucional (Resolução CFP 20/2023), que incentiva iniciativas científicas, profissionais e sociais voltadas ao fortalecimento da Psicologia, à defesa dos direitos humanos e à ampliação da oferta de atividades de formação para a categoria.
O evento contou com a participação da conselheira vice-presidenta do CFP Izabel Hazin. Para ela, o lançamento das novas cartilhas representa um importante avanço no debate e na troca de informações acerca desse campo de atuação. “Com esse conteúdo, o Conselho Federal de Psicologia destaca seu papel precípuo de orientar profissionais em todo o país com informações técnico-científicas de extrema relevância e reafirma sua missão de orientar e fortalecer a atuação profissional em diferentes contextos da Neuropsicologia”, pontuou.
A conselheira federal ressaltou que essas publicações não apenas ampliam o debate e a troca de conhecimentos, mas também contribuem para que psicólogas e psicólogos em todo o país possam exercer sua profissão com ainda mais rigor ético, qualidade técnica e compromisso social. “Trata-se de um passo essencial para consolidar a Neuropsicologia como campo estratégico dentro da Psicologia, em diálogo permanente com a ciência e com as demandas da sociedade”, finalizou.
A programação do congresso também contou com a participação do conselheiro federal Evandro Peixoto e de membros da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica (CCAP) do CFP, em mesa sobre as perspectivas futuras do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI).
A participação do Conselho Federal de Psicologia no evento reforça o compromisso institucional com o fortalecimento da atuação profissional e a articulação em rede, além de ampliar o diálogo com a comunidade científica e acadêmica sobre temas estratégicos para a profissão.
As cartilhas foram elaboradas pelo Grupo de Trabalho Neuropsicologia, composto por Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do CFP, bem como por entidades científicas da neuropsicologia e avaliação psicológica do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia (IBNeC), da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBnP) e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), além de representantes ad hoc da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).
As novas cartilhas integram o conjunto de títulos que compõem a série do CFP sobre Neuropsicologia. Conheça um pouco mais sobre cada publicação:
Cartilha de Neuropsicologia do Esporte
Introduz a Neuropsicologia do Esporte como área que integra aspectos cognitivos e neuropsicológicos ao desempenho esportivo, ao destacar funções como atenção, memória e autorregulação. Apresenta a evolução histórica da área e sua importância para a prática profissional, seleção, segurança e desenvolvimento de atletas.
Cartilha de Neuropsicologia Escolar
Apresenta a Neuropsicologia Escolar como campo que articula ciência, ética e prática para compreender processos cognitivos e socioemocionais no contexto educativo. Contempla fundamentos técnicos para psicólogos e educadores atuarem de forma interdisciplinar na promoção do desenvolvimento e na prevenção de dificuldades.
Cartilha de Neuropsicologia Hospitalar
Enfatiza a Neuropsicologia Hospitalar como área essencial para compreender e intervir em manifestações cognitivas, emocionais e comportamentais no contexto clínico, envolvendo atuação interdisciplinar em diversos ambientes hospitalares. Destaca a evolução histórica da área, os fundamentos de prática, a necessidade de formação contínua e os desafios e perspectivas futuras para profissionais da Psicologia.
Cartilha de Neuropsicologia Forense
Ressalta a Neuropsicologia Forense como área pericial baseada na imparcialidade técnico-científica, cuja função é oferecer avaliações rigorosas que auxiliem decisões judiciais em diferentes esferas. Aborda sua trajetória histórica, campos de atuação e contribuições para a formação e prática profissional, fortalecendo a neuropsicologia e a justiça.
Cartilha de Neuropsicologia e Saúde Coletiva
Destaca a integração entre Neuropsicologia e Saúde Coletiva, defendendo práticas científicas, socialmente comprometidas e eticamente orientadas que reconheçam o impacto dos determinantes sociais na saúde e no funcionamento cognitivo. Apresenta os fundamentos, os desafios e as possibilidades dessa atuação ampliada e destaca seu papel estratégico na promoção da equidade, da justiça social e de políticas públicas voltadas ao cuidado integral.
Cartilha de Teleneuropsicologia
Introduz a Teleneuropsicologia como um campo que une Neuropsicologia e tecnologia para ampliar o acesso a serviços especializados com qualidade, segurança e responsabilidade ética. Oferece fundamentos teóricos e práticos para orientar profissionais na implementação dessa modalidade e reforça o papel do CFP na regulamentação e promoção de práticas inovadoras e comprometidas com os direitos humanos.
Todos esses lançamentos estão disponíveis gratuitamente no site do CFP. Confira.