Notícias

29/01/2016 - 5:30

Despatologização trans e travestis: confira novo vídeo

A peça faz parte de uma campanha de comunicação em apoio à luta pela despatologização das identidades trans e travestis, criada em 2014

Despatologização trans e travestis: confira novo vídeo

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou nesta sexta (29), em celebração do Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, comemorado nesta data, mais um vídeo da série “A despatologização das transexualidades e travestilidades pelo olhar da Psicologia”.

A peça faz parte de uma campanha de comunicação em apoio à luta pela despatologização das identidades trans e travestis, criada pelo CFP em 2014. Profissionais da Psicologia, pesquisadores e pesquisadoras, ativistas, pessoas transexuais e travestis foram convidados (as) a debater o fazer psicológico no processo de transexualização à luz dos Direitos Humanos, abordando a importância de se dar voz as próprias pessoas desse grupo, a força dos movimentos sociais e o papel da Psicologia nesse âmbito, apontando possíveis caminhos e debates.

Dividido em duas partes, primeiro episódio abordou a posição da Psicologia frente à produção da despatologização e a importância de se dar voz às próprias pessoas transexuais e travestis, apontando possíveis caminhos e debates.

“A despatologização das transexualidades e travestilidades pelo olhar da Psicologia – Partes I e II” terá prosseguimento com mais duas peças videográficas. São elas: “A luta pela despatologização no mundo”, sobre o avanço da ciência, o histórico e momento atual e a luta e organização de movimentos sociais pela despatologização; e “Visões diversas da despatologização no Brasil”, em que será abordada a realidade brasileira, a visão das pessoas trans e as dificuldades do sistema de saúde brasileiro, além de possíveis alternativas.

Confira o vídeo:

Site especial

Parte da campanha de Despatologização das Identidades Trans e Travestis, o site especial despatologizacao.cfp.org.br conta com vídeos, notícias, links para legislação relacionada (nacional e internacional), área especial com indicações de blogs/sites de trans que contam suas experiências de vida e transformações, entidades, associações, empresas, fundações amigas da questão da despatologização das identidades trans, além de área destinada a exemplos de atuação alternativa de psicólogos e psicólogas nos ambulatórios e equipes do SUS.

Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais

A data marca a luta pelos Direitos Humanos e o respeito à identidade de gênero e em busca do direito à vida sem preconceito e discriminação. É celebrado desde 2004, quando o Ministério da Saúde e entidades da sociedade civil lançaram a campanha “Travesti e Respeito”, em reconhecimento à dignidade dessa população.  Ainda hoje, a população brasileira de travestis e transexuais tem grande dificuldade no acesso à educação, ao trabalho e à saúde, assim como sofre violência e é desrespeitada de forma contumaz.

Com o intuito de colaborar com a luta pelos direitos humanos das travestis e transexuais, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) iniciou, em 2014, um projeto direcionado ao esclarecimento e engajamento da categoria dos (as) psicólogos (as) na atuação pelos direitos humanos desta população e, principalmente, pela despatologização das identidades trans no atendimento à saúde.