O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou nesta quinta-feira (24), em Brasília/DF, a publicação A profissão em movimento: práticas inovadoras no exercício da Psicologia, que contempla artigos técnico-científicos vencedores da 1ª edição do “Prêmio Profissional Sylvia Leser de Mello: Práticas inovadoras para o exercício profissional”. As autoras e os autores dos trabalhos vencedores foram anunciados e premiados durante o 6º Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão, em 2022.
A publicação busca fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de modelos, técnicas e procedimentos na atuação científica e profissional, capazes de indicar caminhos para o aprofundamento na construção e renovação do conhecimento e do compromisso social da Psicologia.
O artigo introdutório, de autoria do conselheiro do CFP e organizador do Prêmio, Virgílio Bastos, e do membro da comissão avaliadora Adriano Peixoto, aborda a construção de um quadro de referência para práticas inovadoras dos trabalhos premiados, com foco na compreensão e avaliação crítica dessas práticas, enfatizando a reconfiguração do mundo do trabalho devido aos avanços tecnológicos.
Organizados em três categorias, os 17 artigos seguintes tratam de experiências ou produtos provenientes do trabalho profissional individual ou coletivo da psicóloga e do psicólogo; de trabalhos realizados em cursos de especialização ou de mestrado; e de trabalhos em cursos de doutorado, pós-doutorado, bem como de projetos de pesquisa vinculados a grupos de pesquisa.
O lançamento da publicação ocorreu durante o seminário “Inteligência Artificial e Exercício Profissional da Psicologia”, que reuniu nesta quinta-feira (24), em Brasília/DF, profissionais, pesquisadoras e pesquisadores, bem como representantes de entidades, para diálogos sobre o impacto da inteligência artificial (IA) no exercício profissional da categoria. Questões como a aplicação das tecnologias de IA na saúde mental e os desafios éticos que surgem nesse contexto estiveram entre os temas do encontro.
Acesse neste link a íntegra da publicação e confira as práticas selecionadas.
Percursos da inovação
Ao instituir o Prêmio Profissional Sylvia Leser de Mello: Práticas inovadoras para o exercício profissional, por meio da Resolução nº 32/2022, o Conselho Federal de Psicologia oficializou o reconhecimento dos esforços da comunidade de pesquisadoras e pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais na construção de inovações nas práticas profissionais da Psicologia.
O objetivo é atentar aos movimentos que desafiam e transformam a categoria profissional em relação aos processos de transformação da sociedade, bem como acompanhar e visibilizar os empreendimentos técnico-científicos, políticos e éticos daquelas e daqueles que fazem a Psicologia brasileira.
Após a 1ª edição do Prêmio, o CFP lançou, em 2023, o edital para a inscrição de novos trabalhos. Os resultados da 2ª edição foram divulgados em julho deste ano e premiados no seminário Inteligência Artificial e Exercício Profissional da Psicologia.
Homenagem
Sylvia Leser de Mello viveu até janeiro de 2021. Ela foi uma renomada intelectual e docente, dedicando grande parte de sua vida ao desenvolvimento da Psicologia Social. Professora do Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Sylvia integrou em suas pesquisas Filosofia, Literatura e Psicologia, abordando temas como interação social, o homem no trabalho e economia solidária.
Em 2003, recebeu reconhecimento do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP) por sua dedicação à Psicologia no Brasil. Em 2011, a Revista Ciência e Profissão publicou um artigo em sua homenagem.
Como reconhecimento ao seu legado e contribuições na área, o Conselho Federal de Psicologia instituiu a 1ª edição do Prêmio Profissional Sylvia Leser de Mello em 2022, no qual foram inscritos 160 trabalhos inéditos. Em dezembro do mesmo ano, o CFP tornou anual a periodicidade da premiação, por meio da Resolução nº 32/2022.
Ao nomear a premiação em referência à Sylvia Leser de Mello, o CFP reconhece a enorme contribuição da professora e pesquisadora à Psicologia Social e do Trabalho no Brasil.