Notícias

31/07/2020 - 10:06

CFP lança Resolução sobre exercício profissional em casos de violência de gênero

Normativa será lançada durante debate on-line, na quarta (5), às 18h

Na quarta-feira (5), às 18h, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza a live “Papel da Psicologia no Combate à Violência de Gênero” para lançar a Resolução CFP nº 08/2020, que estabelece normas de atuação do exercício profissional em relação à violência de gênero.

A nova Resolução, publicada em 20 de julho, afirma que a psicóloga e o psicólogo deverão acolher e cooperar com ações protetivas à mulher, seja ela cisgênero, transexual ou travesti, e à pessoa com expressões não binárias de gênero, dentre outras, considerados os aspectos de raça, etnia, orientação sexual, deficiência, quando elas tiverem direitos violados.

A norma considera que a Psicologia, enquanto ciência e profissão, deve contribuir para enfrentar as desigualdades e a violência que incidem sobre as mulheres, questionando o modo como as determinações de gênero impactam a vida das mulheres atendidas pelas(os) profissionais da Psicologia.

A live será mediada pela presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes (CRP 13/5496), e contará com a participação da conselheira do CFP Alessandra Almeida (CRP 03/3642), da psicóloga e ex-membro do Grupo de Trabalho que construiu a Resolução, Sandra Regina Fergutz (CRP 08/02667) e de Jaqueline Gomes de Jesus (CRP 05/49337), membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do CFP.  

Além de fazer um histórico do processo de construção da normativa, o evento também debaterá os dilemas do exercício profissional com relação ao tema e orientações à categoria para auxiliar na eliminação das formas de violência de gênero.

A live também é alusiva ao “Julho das Pretas”, mês que marcou o “Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”, celebrado em 25 de julho. Essa população está entre as mais atingidas pela violência de gênero.