Notícias

09/12/2023 - 18:19

CFP leva experiências brasileiras ao primeiro Congresso Centroamericano de Psicologia

Evento amplia participação do país no cenário internacional da profissão e ciência psicológica

CFP leva experiências brasileiras ao primeiro Congresso Centroamericano de Psicologia

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou do primeiro evento das organizações que representam a Psicologia nos países da América Central Continental: o Congresso Centroamericano de Psicologia, realizado entre os dias 16 e 18 de novembro, em Tegucigalpa, capital de Honduras.

A conferência foi organizada pela União Centro Americana de Colégios e Associações de Psicologia (UCCAP) para debater temas atuais de interesse para a prática profissional e para a organização e desenvolvimento da Psicologia na região. Formada por instituições análogas ao CFP, a UCCAP é composta por representações do Panamá, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Belize e Honduras.

O presidente do CFP, Pedro Paulo Bicalho, participou da programação oficial do Congresso como um dos cinco conferencistas convidados. Bicalho abordou a experiência regulatória do Conselho Federal de Psicologia para a erradicação das chamadas terapias de conversão sexual, que culminou com a edição da Resolução CFP nº 01/1999.

“Para nós, do CFP, foi um grande orgulho poder falar desta história e poder contar a memória da regulação da Psicologia no Brasil e toda a sua aproximação com as políticas públicas, bem como, também com o próprio passado de enfrentamento aos ataques da Resolução 01/99”, apontou Pedro Paulo Bicalho.

Relações internacionais

Durante o Congresso Centroamericano de Psicologia, Pedro Paulo Bicalho reuniu-se com presidentes de entidades representativas internacionais da Psicologia para articular o estreitamento de relações e de parcerias bilaterais.

O presidente do CFP teve agendas de trabalho com German Gutiérrez, presidente da União Internacional de Ciência Psicológica (IUPsyS); Saths Cooper, presidente da União Pan Africana de Psicologia (PAPU); Julio Penagos Corzo, presidente da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP); e com Roberto Ordóñez González, presidente eleito da UCCAP.

Dessas ações, surgiu o convite da Sociedade Interamericana de Psicologia para o Conselho Federal integrar o Observatório de Psicologia Latinoamericana (OPL) e a assinar a carta geral de intenções para a cooperação e o apoio mútuo ao desenvolvimento da Psicologia no Brasil e na América-Central.

A Sociedade Interamericana de Psicologia ofereceu ao CFP a realização e coordenação de um fórum de representantes de colégios e conselhos de Psicologia da América do Sul. A atividade será realizada entre os dias 25 e 28 de junho de 2024, durante o IX Congresso Regional da SIP – América do Sul, em Arequipa, no Peru.

No campo acadêmico, o CFP recebeu a demanda para publicação de artigo na revista científica da IUPsys sobre a atuação do Conselho Federal na orientação e regulação profissional para a erradicação das chamadas terapias de reversão sexual e sobre a inserção e atuação da Psicologia brasileira nas políticas públicas.

Para Pedro Paulo Bicalho, os convites recebidos pelo CFP no Congresso demonstram a posição de destaque da Psicologia brasileira no cenário internacional.

“A Psicologia brasileira é a maior do mundo e precisa ser construída com um modelo de articulação mundial. Para o Conselho Federal de Psicologia, é uma grande oportunidade mostrar o quanto nós avançamos enquanto Psicologia e o quanto esse avanço pode influenciar outros países do mundo, em especial, os da América Latina, territórios desiguais, assim como o nosso”, pontuou.