Notícias

17/12/2015 - 15:11

CFP manifesta apoio a mobilizações contrárias a mudanças na Coordenação de Saúde Mental

Autarquia divulgou nota e vice-presidente esteve no Ministério da Saúde nesta manhã

CFP manifesta apoio a mobilizações contrárias a mudanças na Coordenação de Saúde Mental

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulgou, nesta quinta-feira (17), nota em que manifesta seu apoio à mobilização de trabalhadores e trabalhadoras, familiares e pessoas atendidas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) contra a nomeação de Valencius Wurch Duarte Filho para a Coordenação Geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

Desde a última terça-feira (15), as salas da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde estão ocupadas por usuários e profissionais do sistema público de saúde mental. O indicado é ex-diretor da Casa de Saúde Doutor Eiras, manicômio em Paracambi, na Baixada Fluminense, no Estado do Rio, fechado após denúncias de maus tratos contra pacientes internados.

Na manhã de hoje (17), o vice–presidente do CFP, Rogério Oliveira, esteve com os militantes da Reforma Psiquiátrica que ocupam as salas da Coordenação, em Brasília (DF) – quando reforçou seu compromisso pessoal, da Autarquia e da Psicologia com a luta antimanicomial e com a mobilização.

O Conselho também participou, nesta tarde, de audiência pública na Câmara dos Deputados que tratará do assunto. A audiência, promovida pela deputada federal Erika Kokay (PT/DF), contou com as presenças de integrantes dos Ministérios da Saúde, das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, além da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (RENILA) e do Centro de Estudos Brasileiros em Saúde.

Leia abaixo a nota divulgada pelo CFP:

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) manifesta publicamente seu apoio e solidariedade integrais à mobilização de trabalhadores e trabalhadoras, familiares e pessoas atendidas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) iniciada nesta terça-feira (15/12), contra a nomeação de Valencius Wurch Duarte Filho – conhecido opositor do movimento antimanicomial – para a Coordenação Geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

Como protagonista histórica da luta antimanicomial e pela garantia dos Direitos Humanos e de políticas públicas de atenção à saúde mental, a Psicologia reafirma seu repúdio e indignação pela indicação feita pelo Ministro da Saúde, Marcelo Castro, e se soma à defesa intransigente das conquistas relativas à humanização do cuidado, descentralização e territorialização do atendimento em saúde já obtidas com a Reforma Psiquiátrica no Brasil.

Romper com a cultura manicomial e com todas as formas de opressão social, ampliando possibilidades de convívio com as diferenças é essencial para a consolidação de uma sociedade verdadeiramente democrática. Por isso, não aceitaremos dar nenhum passo atrás nesta luta.