Notícias

14/09/2015 - 18:26

CFP marca presença em audiência de instalação da Mesa de Gestão do Trabalho no SUAS

A próxima reunião dos integrantes da Mesa está marcada para novembro desse ano. Na ocasião será formulado o regimento interno e estabelecido o funcionamento desse espaço de debate

CFP marca presença em audiência de instalação da Mesa de Gestão do Trabalho no SUAS

Na última semana foi instalada, em Brasília, a Mesa Nacional de Gestão do trabalho no Sistema Único de Assistência Social, reivindicação dos trabalhadores do SUAS desde a Conferência Nacional de Assistência Social realizada em 2009. O vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Rogério Oliveira, e o psicólogo e representante do CFP no FNTUAS, Leovane Gregório, participaram do evento.

 

Ministra do MDS participou do ato de instalação

Crédito: Ubirajara Machado/MDS

A Mesa Nacional de Gestão do Trabalho terá como objetivo promover discussões entre os gestores e os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A mesa instituída pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) tem seis representantes dos gestores públicos e privados e seis representantes dos trabalhadores do setor público e privado.

 

O vice-presidente do CFP, Rogério Oliveira, destaca a importância desse espaço de diálogo. “A instalação da Mesa Nacional de Gestão do SUAS  é um passo importante e necessário para que representantes políticos, tanto dos gestores, quanto dos trabalhadores, das três instâncias de governo, possam se debruçar concretamente sobre a pauta do trabalho no SUAS.  E, assim, iniciar a construção de um diálogo que leve a propostas objetivas que possibilitem, de um lado, a melhoria das condições de trabalho e, por outro, a consolidação e a garantia da qualidade dos serviços para os usuários do sistema”, enfatiza o vice-presidente da autarquia.

Leovane Gregório ressalta o protagonismo do CFP na consolidação desse importante espaço para os trabalhadores. “A presença do Conselho nessa audiência de instalação demonstra o quanto a autarquia está comprometida em fazer com que essa política de assistência social se consolide. O grande desafio que fica para os profissionais da Psicologia que atuam no SUAS é a implementação das mesas de gestão do trabalho no SUAS , também nos estados e municípios”, destaca Leovane.

A próxima reunião dos integrantes da Mesa está marcada para novembro desse ano. Na ocasião será formulado o regimento interno da Mesa, e também estabelecido como será o funcionamento desse espaço de debate.