O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou, entre os dias 7 e 9 de setembro, do XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), que debateu o tema “Diálogos e Reconstruções”. O encontro buscou a integração, a troca de informações e de experiências sobre temas correlacionados à formação.
O evento reuniu, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, entidades, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da Psicologia para dialogar sobre a área da formação, considerando aspectos éticos, técnicos e científicos.
Durante três dias, os inscritos puderam acompanhar as mesas redondas, conferências, sessões de pôsteres, minicursos e lançamentos literários. Entre os temas, foram abordados aspectos da formação, práticas inovadoras, inclusão, direitos humanos, políticas públicas, cursos a distância, diretrizes curriculares, extensão e estágios, com destaque para o papel da(o) psicólogo(a) nas escolas, a questão da violência no contexto escolar e os desafios e avanços pós-pandemia.
O presidente do CFP, Pedro Paulo Bicalho, falou durante a solenidade de abertura, destacando a importância do aprimoramento contínuo do ensino em Psicologia. “No maior país do mundo em número de psicólogas(os), que forma a cada ano 39 mil profissionais, é um grande desafio pensarmos a formação”, pontuou Bicalho. Ele também participou da mesa em que foram debatidos os desafios da formação em Psicologia frente às demandas profissionais e sociais atuais no Brasil e na América Latina.
As(Os) conselheiras(os) federais Neuza Guareschi, Raquel Guzzo, Rosana Figueiredo, Izabel Hazin e Jefferson Bernardes também integraram a programação em atividades sobre Estágios em Psicologia, Políticas de Avaliação de Cursos em Educação a Distância (EaD), Presença da Psicologia e do Serviço Social nas Escolas (Lei 13.935/2019) e Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas (SAPP).
Além das participações das(os) conselheiras(os) nos diversos debates, o CFP realizou a distribuição de publicações temáticas entre elas, o manual “Psicólogas (os) e Assistentes Sociais na rede pública de educação básica: orientações para regulamentação da Lei nº 13.935.
Assim como o CFP, a ABEP integra o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb), cujas atribuições abarcam a formulação de políticas e projetos destinados a aprimorar a capacitação da categoria, fortalecer a pesquisa no país e consolidar a conexão entre investigação e prática cotidiana da profissão.