A grave realidade dos manicômios judiciários no Brasil volta ao centro do debate público. A revista Radis, da Fiocruz, publicou reportagem especial baseada no Relatório de Inspeção Nacional a Manicômios Judiciários, lançado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).
A matéria reúne dados coletados durante inspeções realizadas por Conselhos de Psicologia em todas as regiões do país e convoca a uma reflexão urgente sobre as graves e persistentes violações de direitos nesses estabelecimentos.
Confinamento prolongado, negligência institucional e maus-tratos são destacadas como práticas ainda presentes nesses espaços, embora incompatíveis com os princípios da Reforma Psiquiátrica e com a política de saúde mental brasileira.
O Relatório de Inspeção publicado pelo CFP resulta de uma ação articulada do Sistema Conselhos de Psicologia, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e vem se consolidando como um instrumento estratégico de defesa dos direitos humanos ao tornar visíveis violações, denunciar práticas institucionais violadoras de direitos e mobilizar o Poder Público e a sociedade civil para a garantia da dignidade, da proteção integral e do acesso à justiça.
Clique aqui para ler a reportagem “Manicômio judiciário: o pior do pior” da Radis/Fiocruz e para acessar a íntegra do Relatório de Inspeção Nacional.