Entre os dias 28 e 31 de outubro de 2025, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN), recebeu a 55ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou representado pela conselheira federal Izabel Hazin e pelo conselheiro federal Pedro Paulo Bicalho, reafirmando o compromisso da autarquia com o avanço da ciência psicológica e com a promoção da diversidade e inclusão como valores centrais da profissão.
A programação da reunião contou com mesas-redondas, conferências, cursos práticos e simpósios, reunindo nomes de destaque da Psicologia nacional e internacional. A participação do CFP se deu na mesa de abertura, no dia 28 de outubro, e em conferência realizada no dia 29 que debateu sobre o papel ético, científico e social da Psicologia em tempos de transformação.
Durante o encontro, Izabel Hazin destacou a relevância da pauta da inclusão de pessoas com deficiência como uma das marcas da atual gestão do CFP e ressaltou os avanços alcançados tanto na produção de resoluções e pesquisas quanto na acessibilidade dos próprios eventos do Conselho. Para ela, a aproximação e parceria entre o CFP e a SBP têm sido estratégicas para o fortalecimento da Psicologia no país e na América Latina.
“A gente está falando de uma autarquia de muita tradição, fundada em 1971, que ao longo desses anos vem contribuindo com a Psicologia brasileira em diferentes frentes. Nesse evento, em especial, a questão da diversidade e da inclusão ganha destaque, o que, para o CFP, é extremamente importante, uma vez que o compromisso com os direitos humanos e o papel social da Psicologia são pilares que sustentam essa ciência e profissão”, afirmou Izabel Hazin.
A 55ª Reunião Anual da SBP contou com apoio institucional do Conselho Federal de Psicologia por meio de edital de Apoio e Patrocínio, reafirmando o compromisso com a produção e disseminação do conhecimento científico em Psicologia.