Nesta segunda-feira (22) teve início a 18ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo: Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do Povo Brasileiro. O evento faz parte da série de conferências municipais que estão sendo realizadas desde o dia 9 de abril até o dia 15 de julho de 2015. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) foi representado pelo psicólogo Cláudio Garcia Capitão, integrante da Autarquia no Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Os eventos municipais encaminharão propostas para os eventos estaduais – que, por sua vez, ocorrerão de 16 de julho a 30 de setembro – os quais escolherão os delegados que participarão, em Brasília, entre os dias 1º e 4 de dezembro, da 15ª Conferência Nacional da Saúde, com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas” e o eixo “Direito do Povo Brasileiro”.
Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) de São Paulo, a 18ª Conferência Municipal de Saúde, iniciada nesta segunda-feira, termina nesta quarta (24), no Palácio de Convenções do Anhembi. Sob o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, a etapa municipal precede a estadual e a nacional, que serão realizadas em dezembro de 2015.
Conferência
A mesa de abertura da conferência contou com as participações do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, da presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, o representante do Ministério da Saúde, do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo e seu presidente, o Secretário Municipal de Saúde José de Filippi.
A presidente do CNS destacou a importância de o país ter um Sistema Único de Saúde (SUS) público e universal. Ela criticou o fato de os presidentes dos Conselhos Municipais de Saúde serem empossados e não eleitos, como ocorre atualmente. Souza também se posicionou contra as Organizações Sociais (OSs) que, segundo ela, hoje distorcem as políticas públicas, assim como são um entrave para a implementação do SUS, tal como estipulado pela Constituição de 1988.
O prefeito de São Paulo comprometeu-se em melhorar, ainda em sua gestão, o Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de São Paulo, procurando cumprir as suas promessas de campanha.
Eixos
Realizada a cada dois anos, a Conferência Municipal de Saúde reúne moradores, trabalhadores da saúde e gestores públicos para debater e sugerir propostas que ajudem a melhorar o SUS na cidade de São Paulo.
A conferência está subdivida em oito eixos temáticos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) tem convocado todos (as) psicólogos (as) a participarem das conferências municipais de Saúde. A mobilização é o início de uma série de ações que a Autarquia, em parceria com os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e com toda a categoria, que vem sendo realizada durante o ano de 2015.