Notícias

11/06/2021 - 17:02

CFP participa de audiência pública no STF sobre fiscalização do sistema penitenciário brasileiro

Entre os objetivos, a Corte pretende debater o papel dos tribunais no enfrentamento da superlotação carcerária

CFP participa de audiência pública no STF sobre fiscalização do sistema penitenciário brasileiro

Na próxima segunda-feira (14), o Conselho Federal de Psicologia(CFP) participará de audiência pública proposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os objetivos, a Corte pretende debater sobre as possíveis formas de garantir a fiscalização do sistema penitenciário brasileiro. A atividade foi convocada pelo ministro Gilmar Mendes, relator do Habeas Corpus (HC) 165704.

Representado pela psicóloga Andréa Esmeraldo (CRP 11/1617), integrante da  Comissão de Direitos Humanos (CDH/CFP), o Conselho Federal de Psicologia compõe o bloco “Especialistas em Saúde no Sistema Prisional”. A psicóloga deverá abordar, entre outras questões, a interseccionalidade entre os Direitos Humanos de pessoas privadas de liberdade e o superior interesse de crianças e adolescentes – possibilidades de proteção da convivência familiar e comunitária.

Atualmente, no sistema prisional, existem mais de mil psicólogas e psicólogos atuando em diversos serviços – entre cargos efetivos, comissionados, temporários e terceirizados. Embora essa quantidade possa parecer ínfima diante de toda população carcerária (em torno de 700 mil pessoas) trata-se de uma proporção significativa em relação a outros profissionais que atuam na área. Em função disso, tanto o CFP quanto os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) têm atuado historicamente de forma a prover orientação à categoria em benefício de um trabalho embasado nos direitos da pessoa privada de liberdade.

A audiência pública será realizada de forma online a partir das 9h, com previsão de que que o bloco Especialistas em Saúde no Sistema Prisional” comece às 16h40. A transmissão será ao vivo pelos canais oficiais do STF no YouTube, pela TV Justiça e pela Rádio Justiça. 

Saiba mais:

Referências Técnicas para a atuação das(os) psicólogas(os) no Sistema Prisional

Relatório da “Atuação da (o) Psicóloga(o) no Campo da Execução Penal no Brasil”

Nota sobre a atuação de psicólogas (os) no Sistema Prisional em relação à pandemia do novo coronavírus

Nota de posicionamento sobre a extinção da Psicologia e outras áreas da Saúde Mental previstas na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP)

Psicologia: Ciência e Profissão (sobre Psicologia e Sistema Prisional)