Notícias

20/12/2021 - 14:00

CFP participa de audiência pública para discutir os preparativos para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental

Conselheira Marisa Helena Alves, que também faz parte Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde (CNS), cobrou do Ministério da Saúde um posicionamento sobre a realização do evento

CFP participa de audiência pública para discutir os preparativos para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental

“Há mais de 10 anos não fazemos conferência com essa temática. Com a pandemia, o quadro se agravou. Saúde mental se constrói de forma coletiva e temos assistido o desmonte do atendimento à saúde mental, também com o retrocesso de práticas como eletrochoque. Toda a sociedade deve ter assento na Conferência, para que seja um lugar para avançar com os compromissos com usuários e profissionais. O Ministério da Saúde deve se posicionar sobre a realização da Conferência”, ressaltou a coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Marisa Helena Alves.

A conselheira do CFP participou, na última sexta-feira (10), de audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir os preparativos para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que deve ser realizada em Brasília (DF) entre os dias 17 e 20 de maio de 2022.

A audiência foi marcada para debater sobre o motivo pelo qual  o Ministério da Saúde ainda não tomou as providências necessárias para a realização do evento.

Além do CFP e do CNS, participaram da audiência pública representantes da  Frente Parlamentar Mista em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial; da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde;  do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial, Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME); da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (RENILA); da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO); e do Fórum de Rua do DF Movimento Pró Saúde Mental (DF).

5ª Conferência Nacional de Saúde Mental

O tema da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental será “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

O eixo principal da 5ª CNSM será “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que será dividido em quatro subeixos, sendo: (i) Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; (ii) Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; (iii) Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e  (iV) Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

*Com informações dos sites da Câmara dos Deputados e do Conselho Nacional de Saúde (CNS).