Notícias

15/04/2019 - 9:13

CFP participa de congresso de editores científicos de Psicologia

Evento teve como objetivo promover o aumento da qualidade e visibilidade da produção intelectual publicada em periódicos científicos

CFP participa de congresso de editores científicos de Psicologia

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou, entre os dias 11 e 12 de abril, do II Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia (ABECiPsi), na Universidade São Francisco (USF), campus Campinas, em São Paulo. O tema do congresso foi “A produção científica como resistência às políticas de desmonte”.

O CFP foi representado no evento pela conselheira vice-presidente, Ana Sandra Nóbrega Arcoverde, pelos conselheiros Pedro Paulo de Gastalho Bicalho e Fabián Rueda, além da editora da Revista Psicologia: Ciência e Profissão, Neuza Guareschi.

Durante a abertura do congresso, foi destacada a importância da ABECiPsi enquanto entidade que faz parte do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), e a necessidade de se discutir temáticas como a proposta pelo evento, considerando o momento atual de corte de investimentos em Ciência e Educação no país.

O CFP participou da mesa redonda, onde foi debatido o tema “Publicação científica no eixo sul-sul”, com a participação da conselheira Ana Sandra Fernandes e do conselheiro Pedro Paulo Bicalho, da professora Psicologia da USF, Acácia Angeli dos Santos e do professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Virgílio Bastos. Durante a atividade, o grupo destacou a necessidade de começar a olhar mais para as produções e publicações científicas do eixo sul, uma vez que as demandas advindas da realidade sócio-histórico-cultural da América Latina possuem semelhanças. Já a editora da Revista Psicologia: Ciência e Profissão, Neuza Guareschi, participou da mesa sobre “Estratégias para sobrevivência dos periódicos científicas”.