Notícias

28/01/2020 - 12:13

CFP participa de evento do CRP-RJ em memória a João W. Nery, psicólogo e ativista trans

Evento acontece no Dia Nacional da Visibilidade Trans

CFP participa de evento do CRP-RJ em memória a João W. Nery, psicólogo e ativista trans

Neste Dia Nacional da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, a conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Dalcira Ferrão, representará a Autarquia na mesa de abertura do evento “Memórias Trans e Reparação Histórica – Uma Homenagem a João W. Nery”, às 15h, na sede do Conselho Regional de Psicologia da 5ª Região (CRP-05/RJ).

Durante o evento promovido pelo CRP-05, será prestada homenagem ao psicólogo trans, João Walter Nery (falecido em 26 de outubro de 2018), na qual sua companheira Sheila Salewski receberá sua Carteira de Identidade Profissional (CIP).

A entrega da CIP representa a reparação simbólica do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, que reconhecerá João W. Nery como psicólogo, além da constatação de suas contribuições na luta em defesa dos direitos da população homossexual, travesti e transexual.

O evento, aberto à participação de psicólogas(os), estudantes e demais interessadas(os), é gratuito e as inscrições serão realizadas no próprio local, por ordem de chegada, sujeitas à lotação do espaço.

João W. Nery

Primeiro homem trans brasileiro, João Nery graduou-se em Psicologia pela UFRJ na década de 1970, mas foi impedido de atuar como psicólogo em função da sua condição de homem trans, o que, à época, o impossibilitou de existir documentalmente e, assim, de exercer sua profissão. Entre outras importantes obras, foi autor do livro “Viagem Solitária – Memórias de um Transexual 30 Anos Depois”, em que narra os desafios de ser uma pessoa trans em plena ditadura civil-militar no Brasil.

A sede do CRP-05/RJ fica localizada na Rua Teófilo Otoni, nº 93 – Centro, Rio de Janeiro (próximo à Candelária e à estação de metrô da Uruguaiana).

Com informações CRP-05/RJ