Notícias

16/09/2016 - 15:37

CFP participa de homenagem a psicólogo pioneiro em análise comportamental no Brasil

Fred Keller foi professor do Instituto de Psicologia da USP, onde ocorreu a atividade

CFP participa de homenagem a psicólogo pioneiro em análise comportamental no Brasil

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apoiou e participou do evento que homenageou o psicólogo Fred S.Keller, no Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP), na tarde desta quinta-feira (15).

A atividade consistiu em uma roda de conversa com a professora Margarida Hofmann, mais conhecida como “Maggi”, que integrou o primeiro grupo de formandos do curso de Psicologia da Universidade. Hoje com 90 anos, ela foi aluna e amiga de Keller.

A USP abriga, desde 2010, um acervo de obras do professor estadunidense – um dos responsáveis por trazer a análise de comportamento para o Brasil. Keller foi docente do Instituto durante o ano de 1961. Saiba mais sobre sua biografia aqui.

A convite do CFP, a professora da Universidade de Brasília (UnB) Rachel Nunes da Cunha esteve presente na atividade. Para a professora, revisitar a obra de Keller significa também verificar a importância da pesquisa na formação profissional da (o) psicóloga (o). “O conhecimento está sempre em desenvolvimento, em evolução. O psicólogo precisa ter a pesquisa no processo de formação para poder acompanhar o desenvolvimento da ciência”, afirmou.

Semente

De acordo com a docente, o homenageado – que foi também um dos fundadores do Instituto de Psicologia da UnB e recebeu o título de professor emérito dessa universidade em 1987 – “plantou uma semente” para o fortalecimento da Psicologia no Brasil fundada na integração da formação da (o) psicóloga (o) com o ensino e a pesquisa.

A UnB também abriga um acervo de cerca de 700 documentos de Fred Keller doados por seu filho. De natureza epistolar, os documentos estão em processo de digitalização e a previsão é que sejam disponibilizados em breve para acesso público.