Nesta quarta-feira (20), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) participará do lançamento da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, coletivo composto por juristas e intelectuais que atuarão de forma voluntária em defesa dos direitos humanos.
A cerimônia está marcada para às 11h, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo de São Francisco. O presidente do CFP, Rogério Giannini, representará o Conselho na solenidade.
A Comissão tem o objetivo de contribuir para dar visibilidade e seguimento jurídico, em instâncias nacionais e internacionais, a casos de graves violações dos direitos humanos no país. O coletivo irá trabalhar de forma articulada com os organismos de defesa e pesquisa em direitos humanos já existentes no Brasil.
O grupo é composto por 20 personalidades do mundo político, juristas, acadêmicos, intelectuais, jornalistas e militantes sociais de distintas gerações, cujo denominador comum é a defesa dos direitos humanos.
Em seu nome, a Comissão destaca a figura de Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns (1921- 2016), Arcebispo Emérito de São Paulo. Em 1972, Dom Paulo criou a Comissão Justiça e Paz de São Paulo, porta aberta no acolhimento das vítimas da repressão política e policial no país.