Notícias

19/02/2019 - 16:24

CFP participa de lançamento da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns

Comissão se dedicara ao acompanhamento de casos de graves violações aos direitos humanos no país

CFP participa de lançamento da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns

Nesta quarta-feira (20), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) participará do lançamento da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, coletivo composto por juristas e intelectuais que atuarão de forma voluntária em defesa dos direitos humanos.

A cerimônia está marcada para às 11h, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo de São Francisco. O presidente do CFP, Rogério Giannini, representará o Conselho na solenidade.

A Comissão tem o objetivo de contribuir para dar visibilidade e seguimento jurídico, em instâncias nacionais e internacionais, a casos de graves violações dos direitos humanos no país. O coletivo irá trabalhar de forma articulada com os organismos de defesa e pesquisa em direitos humanos já existentes no Brasil.

O grupo é composto por 20 personalidades do mundo político, juristas, acadêmicos, intelectuais, jornalistas e militantes sociais de distintas gerações, cujo denominador comum é a defesa dos direitos humanos.

Em seu nome, a Comissão destaca a figura de Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns (1921- 2016), Arcebispo Emérito de São Paulo. Em 1972, Dom Paulo criou a Comissão Justiça e Paz de São Paulo, porta aberta no acolhimento das vítimas da repressão política e policial no país.