Notícias

13/05/2019 - 10:40

CFP participa de lançamento da Frente em Defesa da Reforma Psiquiátrica

Reforço na Luta Antimanicomial, Frente Parlamentar Mista será lançada dia 15, às 14h, na Câmara dos Deputados

CFP participa de lançamento da Frente em Defesa da Reforma Psiquiátrica

A Câmara dos Deputados realizará nos dias 15 e 16 de maio atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. Na quarta-feira (15), será lançada a Frente Parlamentar Mista da Câmara e do Senado em Defesa da Reforma Psiquiátrica, às 14h, no Salão Nobre, da Câmara dos Deputados. Na quinta-feira (16), acontecerá uma sessão solene em homenagem à Luta Antimonicomial, às 9h, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara. O Conselho Conselho Federal de Psicologia (CFP) participará das atividades.

O objetivo da Frente Parlamentar Mista no âmbito do Congresso Nacional é fazer um contraponto às medidas tomadas pelo governo federal que alteram a Política Nacional de Saúde Mental. As iniciativas são apoiadas pelo CFP.

Segundo a organização do evento, a ideia é destacar diversos aspectos sobre a Reforma Psiquiátrica, como a urgência da implementação das diretrizes dessa política com foco na humanização do atendimento e no combate a violações de Direitos Humanos.

Dia Nacional de Luta Antimanicomial 

A data foi instaurada em 1987 em Bauru (SP), durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, dando visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial. O lema “Por uma sociedade sem manicômios”, inaugurou uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica no Brasil. Seus objetivos são propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.