Notícias

24/07/2014 - 11:50

CFP em Montes Claros

Seminário acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto de 2014, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil no município mineiro

CFP em Montes Claros

2O Grupo de Estudos Provocações Psicológicas de Montes Claros (GEPPSI-MG) se reuniu, em junho, no auditório da Fundação Getúlio Vargas, em Montes Claros, com o Vice-Presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Rogério Oliveira, e outros convidados, para o lançamento do “II Seminário de Formação em Psicologia: compromisso com a formação e profissão”, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto de 2014 no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil no município mineiro.

A proposta do evento é discutir como a Psicologia pode contribuir para uma educação libertadora e uma formação ético-política robusta diante do pluralismo teórico que embasa essa ciência e profissão.

“O GEPPSI, diferentemente dos formatos comuns de grupos de estudos em psicologia, cujo conteúdo circula em torno de um referencial teórico específico, resolveu reunir as diferentes abordagens da Psicologia para discutir as questões principais que se apresentam no cotidiano da formação e prática da ciência psicológica”, afirma o psicólogo Danillo Lisboa, coordenador do grupo. Em funcionamento desde 2011, o GEPPSI conta com a participação de Psicólogos e Estudantes de Psicologia nas abordagens Humanista-Existencial, Análise do Comportamento, Terapia-Cognitiva, Terapia Familiar Sistêmica e Psicanálise com o objetivo de, através do diálogo, promover uma análise conjuntural da realidade a partir dos princípios que permeiam a ciência psicológica.

Segundo Lisboa, desde seus primórdios o grupo valoriza o diálogo como elemento constituinte e objeto de exploração, objetivando maior esclarecimento acerca do processo de comunicação e funcionamento grupal, haja vista a diversidade que o compõe. Entre os temas já debatidos estão: Psicologia e liberdade, transtornos somatoformes, sonhos, emergências e desastres, sexualidade, toxicomania, ética, cultura, criminalidade, morte, religião, autoajuda, infância, clínica contemporânea, entre outros. Todos os temas são gerados pelo próprio grupo, partindo-se de uma referência em comum e sendo complementados pelos diversos olhares das abordagens teóricas da Psicologia.

O “II Seminário de Formação em Psicologia: compromisso com a formação e profissão” é resultado de uma parceria entre GEPPSI e o CFP e o CRP, e envolve a promoção de outros eventos na região norte de Minas Gerais, como rodas de conversas nas instituições de ensino do município, buscando ampliar as discussões realizadas pelo grupo. A cada ano o GEPPSI abre inscrições para novos participantes, e tem como critério fundamental para participação a disponibilidade para estudo e o respeito à diversidade de pensamentos.

Atualmente o grupo conta com a presença dos profissionais Jones Barreto, Tatiane Mendes e Raíssa Montenegro e dos estudantes: Jaqueline Barbosa, Kátia Vanessa, Lorena Tolentino, Mariane Marques, Marta Eugênia, Míriam Orneles, Renilda Soares, Rosane Queiroz e Walison Douglas.  Também participaram da atividade de preparação do Seminário a Psicóloga Rosângela Silveira e as coordenadoras de curso Mônica Alves, Simone Monteiro e Leila Silveira, além de outros psicólogos docentes no município.

Saiba mais sobre o GEPPSI em: www.geppsi.com

Foto: equipe GEPPSI