Notícias

04/09/2014 - 10:34

CFP participa de Seminário no Maranhão

Encontro foi marcado com a presença do vice-presidente da Autarquia, Rogério Oliveira

CFP participa de Seminário no Maranhão

 O Conselho Federal de Psicologia (CFP), representado pelo vice-presidente da Autarquia, Rogério Oliveira, participou do Seminário “Democracia e participação no sistema de Conselhos”, organizado pelo Conselho Regional de Psicologia da 22ª região (CRP-22, Maranhão), dia 27 de agosto. O evento foi alusivo à programação comemorativa do “Dia do(a) Psicólogo(a)”, celebrado na mesma data. Rogério participou de uma das mesas temáticas, “Democracia e Participação”, junto com a presidente do CRP-22, Nelma Pereira da Silva. O evento foi prestigiado por profissionais e estudantes.

Para a mesa de abertura, foram convidados a coordenadora do mestrado de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Denise Bessa Léda, os coordenadores dos cursos de Psicologia da UFMA, Centro Universitário do Maranhão (CEUMA) e Pitágoras, os professores Cristianne Carvalho, Francisca Silveira e João Cabral, respectivamente. Além deles, participaram a vice-presidente do Sindicato dos Psicólogos do Maranhão, Valéria Pereira, e a presidente da Empresa Júnior de Psicologia da UFMA (NovaMente), Leila Pereira.

“Esse evento é importante não só para comemorar o dia do psicólogo, mas também para lembrar as várias funções do psicólogo hoje na sociedade, que já atua em áreas como a jurídica, educacional, administrativa, clínica e da assistência social. Também lembra a população que o Conselho serve para fiscalizar seu exercício profissional. É uma segurança para a população que busca os serviços prestados por ele”, explica a presidente do CRP-22, Nelma Pereira da Silva. Ela também ressaltou a importância do registro profissional para o psicólogo: “Sem o registro profissional, o psicólogo é apenas um bacharel”, enfatiza.

 Mesas Temáticas

Outra mesa temática foi “Orientação, Ética e Direitos Humanos”, onde foram apresentadas as comissões que integram o CRP-22: Comissão de Orientação e Ética (COE), Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e Comissão de Direitos Humanos (CDH), coordenadas respectivamente por Francisca Pereira da Cruz, Silvia Vale e Simone Rodrigues.

Durante a programação, os participantes conheceram também os membros que compõem atualmente o CRP-22, dentre eles a vice-presidente Isalena Santos Carvalho e o coordenador geral, Jack Charlie.

O evento marcou também um ano de desmembramento do Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região (CRP-11, Ceará), que antes, além de psicólogos (as) cearenses, atendia os (as) profissionais dos estados do Piauí (CRP-21) e Maranhão (CRP-22). Atualmente, o CRP-22 possui 1.389 psicólogos (as) em atividade e trabalha na entrega das carteiras de identidade profissional (CIP), para os que ainda possuíam o registro do Ceará e para os (as) profissionais que ainda não fizeram registro no Conselho.

O (a) psicólogo (a) que não pôde participar da programação especial e entregar a documentação para a CIP pode fazer a carteira de identidade profissional na sede do CRP-22, localizado na rua 17, quadra 22, casa 9, Conjunto Vinhais, em frente à Praça da Criança, próximo à Auto Escola Saraiva, em São Luís (MA). Para informações, o número do Conselho é (98) 3227-0506.