Notícias

18/12/2023 - 17:20

CFP participa do 23º Encontro Nacional CONGEMAS

O encontro teve o objetivo de traçar as diretrizes para construção de uma política nacional de cuidado com a população brasileira

Fonte: GCom

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou do 23º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), realizado entre 24 e 26 de novembro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda/PE. Participou das atividades, em nome do CFP, a psicóloga Simones Gomes, representante do Conselho Federal no Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS). O evento reuniu mais de 2 mil participantes, incluindo gestores(as), trabalhadores(as), conselheiros(as) e demais integrantes do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) de todo o Brasil.

Durante três dias, os representantes das cinco regiões do país debateram estratégias para atender a população assistida pelo SUAS, concentrando esforços na ampliação de políticas públicas e programas sociais para enfrentar a fome e a pobreza nas cidades brasileiras. O encontro contou com dez painéis temáticos, oito conferências simultâneas e 20 oficinas de capacitação.

Os tópicos abordados incluíram a retomada do financiamento para garantir a sustentabilidade dos serviços em todo o Brasil, o papel do INSS e do SUAS no Benefício de Prestação Continuada, além de discussões essenciais sobre o direito à renda, atuação intersetorial e o novo Bolsa Família. 

Simone Gomes ressaltou a relevância da interlocução entre o Conselho Federal de Psicologia e os gestores municipais do SUAS, através do CONGEMAS, destacando seu papel crucial como associação civil que representa os municípios junto ao Governo Federal, defendendo a assistência social no tripé da Política de Seguridade Social, junto às políticas de Saúde e Previdência Social.

A palestra magna abordou o retrocesso recente e a necessidade de uma construção coletiva ético-política, enfatizando a importância de estabelecer uma agenda dos prefeitos com o SUAS, relatou.

Nas oficinas, temas como primeira infância, diversidade e questões culturais foram explorados, destacando a necessidade de financiamento que abranja as diversidades regionais na oferta de proteção social. Simone Gomes mencionou a relevância das questões culturais: “No caso dos povos indígenas, a proteção social está intrinsecamente ligada à garantia da proteção ao território”, explicou.

A mesa final destacou a importância histórica do CONGEMAS e a necessidade de cumprir o Pacto Federativo como instrumento de organização político-administrativa, comprometendo-se com mudanças concretas para melhorar a vida da população.