Notícias

18/11/2023 - 18:36

CFP participa do 7º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de História da Psicologia 

Evento proporcionou a possibilidade de colaboração entre pesquisadoras(es) do Brasil e de outros países na perspectiva de disseminação do conhecimento acerca desse campo de estudos

Fonte: GCom
CFP participa do 7º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de História da Psicologia 

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) marcou presença no VII Congresso Brasileiro de História da Psicologia (CBHP) em Curitiba (PR), realizado  entre 18 e 20 de outubro de 2023. Sob o tema “Histórias da Psicologia no Brasil: da profissionalização à diversidade de saberes, práticas e lutas”, a atividade proporcionou o estreitamento de laços colaborativos entre pesquisadoras(es) do Brasil e do mundo na área da História da Psicologia, contribuindo para o avanço do conhecimento nesse campo.

Organizado pela Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP) em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o evento, que contou com o apoio do CFP, inseriu-se no contexto dos 50 anos da primeira reunião plenária do CFP, realizada em 1973, e celebrou os 10 anos da SBHP, fundada em 2013. 

Na mesa de abertura, o conselheiro presidente do CFP, Pedro Paulo Bicalho, abordou o tema “Histórias da Psicologia no Brasil: da profissionalização à diversidade de saberes, práticas e lutas”, ressaltando a importância de intensificar discussões sobre as relações entre práticas e conhecimentos psicológicos e a sociedade para impulsionar o desenvolvimento de uma Psicologia genuinamente brasileira.

A conselheira Nita Tuxá participou da mesa  “Psicologia e povos indígenas: por novas histórias”; a conselheira-tesoureira Célia Mazza integrou as atividades da mesa “Histórias da Psicologia no Paraná: Um olhar para a contribuição de 5 mulheres”. Ainda na programação do evento, o debate “Cinquenta anos do CFP: Projeto Memórias da Psicologia Brasileira” contou com a representação do conselheiro federal Virgílio Bastos, que é também secretário executivo do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb), colegiado que conta com a participação da SBHP.

A participação do CFP no VII Congresso Brasileiro de História da Psicologia foi expressiva, fortalecendo diálogos e colaborações na História da Psicologia, nacional e internacionalmente. A reflexão sobre o cinquentenário do CFP e o marco dos dez anos da SBHP ressaltam a importância de preservar a memória da Psicologia brasileira. As discussões lideradas por representantes do CFP destacaram a necessidade de aprofundar o entendimento das relações entre práticas psicológicas e sociedade, impulsionando o desenvolvimento de uma Psicologia autenticamente brasileira. Essa participação reforça o compromisso do CFP com o avanço do conhecimento na área, contribuindo para a construção de uma história da Psicologia diversificada e alinhada com as demandas sociais contemporâneas.