O coordenador da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do Conselho Federal de Psicologia (CFP), João Alchieri, participou do 1º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Psicologia da Aviação (Abrapav), em São Paulo. O evento teve como tema “Papel do psicólogo na Aviação: atualidades e perspectivas”.
Em mesa-redonda do evento no dia 26 de agosto, Alchieri falou sobre avaliação psicológica de aeronautas, apresentando uma proposta na qual se considerem aspectos comportamentais e não somente de constructo de funções psicológicas. “Geralmente, os processos avaliativos estão baseados em constructo, ou seja, avaliam a inteligência, personalidade, habilidades”, explicou. “Mas, em geral, não há nenhum perfil definido, quais são as características que deveria ter, qual o ponto de corte.”
De acordo com o representante do CFP, houve um grande interesse por parte dos assistentes, da coordenação da Abrapav e, inclusive, por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em torno de um método de avaliação mais abrangente. “Nós fizemos diversos contatos com psicólogos das companhias aéreas que se mostraram interessados em participar de um trabalho conjunto sobre esses aspectos”, contou.
O 1º Congresso, realizado na Universidade Anhembi Morumbi, teve a participação de psicólogas (os) atuantes nos diferentes setores do ambiente aeronáutico, estudantes de Psicologia e profissionais com interesse na área de fatores humanos no ambiente de aviação. A Abrapav, entidade criada em agosto de 2013, é uma associação de direito privado, de fins sociais e não econômicos, autônoma, com propósitos científicos e educacionais.