Notícias

20/08/2023 - 17:15

CFP participa do I Congresso de Interiorização do CRP-09

Diálogo teve como objetivo principal descentralizar as atividades da Autarquia e expandir sua presença por todas as regiões daquele estado

CFP participa do I Congresso de Interiorização do CRP-09

O Conselho Regional de Psicologia de Goiás (CRP-09/GO) realizou de 10 a 12 de agosto o I Congresso de Interiorização do CRP 09 – Profissão, Sociedade e Integração, realizado em parceria com a Universidade de Rio Verde (UniRV). O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou da abertura do evento com palestra magna do presidente da autarquia, o conselheiro Pedro Paulo Bicalho.

A atividade teve como objetivo descentralizar as atividades do CRP-09/GO e expandir sua presença por todas as regiões do estado de Goiás. O congresso também busca ampliar o alcance das ações do Conselho, fortalecendo o vínculo com profissionais psicólogas (os) em todas as áreas daquele estado. A programação do evento contou com mesas redondas, palestras e 12 oficinas com temas referentes à Psicologia.

Palestra Magna

O presidente do CFP, conselheiro Pedro Paulo Bicalho, participou da abertura do evento com uma palestra magna com o tema “Descolonizando Saberes na Academia: Possibilidades Plurais na Universidade. O dirigente elogiou a iniciativa do CRP-09 em promover a interiorização da profissão.

Bicalho fez uma apresentação da história da Psicologia e destacou que a interiorização da profissão só é possível porque a Psicologia se modificou bastante ao longo de seus 61 anos no Brasil. “Um Congresso de Interiorização não poderia acontecer em outros tempos. Só se pode falar em interiorização de uma profissão que se modificou. Minha intenção é mostrar como a Psicologia brasileira se modificou a ponto de poder dizer que temos uma Psicologia brasileira, portanto, descolonizando saberes”, reforça.