Notícias

16/11/2015 - 15:04

CFP participa do II Seminário “Meu Trabalho Está Me Enlouquecendo”

A conselheira-secretária do CFP, Maria da Graça Jacques, falou sobre a representação social do trabalho

CFP participa do II Seminário “Meu Trabalho Está Me Enlouquecendo”

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), representado pela conselheira-secretária da diretoria da Autarquia, Maria da Graça Jacques, participou do II Seminário “Meu Trabalho Está Me Enlouquecendo”, no dia 11 de novembro. O evento, organizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST-Serra), foi realizado no Teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na cidade serrana gaúcha, e contou com a participação de mais de 300 pessoas. O seminário também teve participações do Conselho Regional de Psicologia da 7ª Região (CRP-07, Rio Grande do Sul/RS) e do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região.

Maria da Graça Jacques abordou o tema da representação social do trabalho. “De um lado, o trabalho é relacionado ao sofrimento; de outro, a sociedade também o vê como um promotor de saúde”, reforçou. Para Graça, o trabalho é o eixo central da identidade psicológica, um dos principais mediadores de integração social e fundamental no âmbito afetivo e relacional. A conselheira do CFP também apresentou exemplos de sofrimento mental desencadeados no trabalho. “Apesar de registros históricos mostrarem o sofrimento relacionado ao trabalho desde o século XVIII, percebemos uma maior ocorrência de problemas desse tipo nos tempos atuais”, afirmou.

Jacques apresentou como as doenças relacionadas ao trabalho se distribuem entre os grupos I, II e III, segundo a classificação de Schilling, adotada no Brasil. No primeiro grupo, em que o trabalho aparece como causa necessária, estariam as doenças legalmente reconhecidas. No grupo II, o trabalho aparece como fator contributivo, mas não necessário e, no grupo III, o trabalho é considerado um provocador de um distúrbio latente ou agravador de doença já estabelecida. “Para os grupos II e III impõe-se a necessidade de estabelecimento de nexos causais, ou seja, a concasualidade, o que, em muitos casos, é muito difícil”, afimou.

Doenças

A Síndrome de Burnout, caracterizada pelo esgotamento total, é comumente identificada em professores e profissionais da saúde. “Estudos epidemiológicos são importantes nesse sentido por demonstrarem maior frequência em determinado grupo e fornecer elementos de relevância para justificar o nexo causal. Além disso, é importante a realização da anamnese ocupacional para avaliação das condições do trabalho, considerando não somente o histórico de trabalho, mas também de vida”, disse.

Além da conselheira do CFP, participaram das palestras a secretária de Saúde de Caxias do Sul, Dilma Tessari, no ato representando o prefeito daquela cidade, Alceu Barbosa Velho; a coordenadora do CEREST/Serra, Nicieli Sguissardi; o cientista político João Ignacio Pires Lucas; a médica do trabalho Luciana Nussbaumer; a psicóloga Cláudia Magnus e o empresário Orlando Marin.

Com informações do site do CRP-07